Exercícios para cães em repouso

Os cães precisam se exercitar para queimar as calorias que ingerem, mas quando se trata de um cão que precisa de repouso, seja por uma doença ou por uma lesão, a situação fica mais complicada.

Entretanto, se o nosso animal de estimação permanecer sem se movimentar por várias semanas, ingerindo a mesma quantidade de comida, é muito provável que ele engorde bastante em pouco tempo. O que podemos fazer para ajudar os cães que estão em repouso?

Claro, não estamos falando em forçar o cãozinho enfermo ou com uma fratura a fazer atividades físicas pesadas, mas existem alguns exercícios mais leves que podem ajudar na recuperação do animal e também ajudam a evitar que seus músculos fiquem atrofiados.

Vamos falar, por exemplo, dos cães em repouso por causa de uma fratura cicatrizada.

Que tipo de exercício cães em repouso podem fazer

mulher_com_cachorro

Lembre-se de que os exercícios abaixo são apenas para cães com fraturas cicatrizadas. Um animal com uma fratura recente, ainda que esteja engessada ou imobilizada, não poderá realizá-los.

Escadas

Um bom exercício é fazer com que o cão suba ou desça as escadas, porque ele apoia uma parte diferente do corpo de cada vez. Assim, conseguiremos que ele trabalhe os ossos, articulações e músculos, ajudando a fortalecer o corpo e aumentando a mobilidade do animal.

Membros posteriores

Se a fratura já cicatrizada dos cães em repouso são na parte posterior do corpo, um bom exercício é empurrar com nossas mãos as suas patas e mantê-las assim por alguns segundos, liberando-as em seguida.

Isso ajudará a movimentar e fortalecer os músculos do animal.

Outra forma de ajudar nosso mascote é levantar a sua parte dianteira e fazer com que caminhe conosco com as patas traseiras, sempre em seu ritmo e sem forçá-lo.

Dobrar as extremidades

Deite o cão sobre o lado saudável do corpo e pegue a parte que está fraturada. Com a sua mão, comece a dobrar a região, primeiro de forma suave e, pouco a pouco, com mais força. Esse é um excelente exercício de reabilitação para cães em repouso.

Outras atividades para cães em repouso

Além dos exercícios físicos, podemos aproveitar o período de convalescença para exercitar a mente do animal e ensinar-lhe novas coisas.

Autocontrole

Utilize um pouco da ração ou comida do animal para ensiná-lo a ter autocontrole. Coloque um pouco de alimento na mão e aproxime o punho fechado do animal, de modo que ele fareje a comida. Ele vai começar a arranhar a sua mão e a empurrá-la com o focinho. Aproveite para dizer não a ele. Conforme o cão vá aprendendo que não pode pegar o alimento sem a sua permissão, vá abrindo a mão, mas não permita que ele coma.

Isso não vai acontecer de um dia para o outro, mas ele aprenderá que só deve comer quando você ordenar e não quando ele quiser.

Comandos

cao_na_praia

Se o seu cãozinho já sabe obedecer às ordens de “venha”, “solte” ou “pegue”, você pode aproveitar o período de descanso do animal para ensinar alguns truques novos.

Se o animal mal pode mover-se, por exemplo, você pode fazer com que ele aprenda a tocar objetos, sua mão ou outras coisas com o focinho. A ordem poderia ser “toque”.

Se ele não tem grande mobilidade, mas consegue caminhar um pouco, poderá ensiná-lo a andar ao seu lado, a passar por baixo de suas pernas ou qualquer outra coisa que você queira.

Com um pouco de esforço em ensinar coisas novas para o seu bicho de estimação e em ajudá-lo a se recuperar, você terá resultados incríveis. Afinal, para o cão isso será como uma brincadeira e ele ficará entretido e não se sentirá tão sozinho. Todos saem ganhando.