Exercícios de olfato para o seu cachorro… desenvolva todo o seu potencial!

É sabido que o sentido do olfato é o principal nos cães, ele é utilizado para que eles possam se orientar e reconhecer o seu redor, tudo através do cheiro. Ele funciona desde o primeiro momento de vida, ao contrário da visão e da audição, que precisam de uma e duas semanas para iniciar em todo o potencial.Como para nós, humanos, o sentido principal é a visão, costumamos passar a nossos cães exercícios de visão e perseguição (como por exemplo, pegar a bola).

No entanto, raramente exercícios que consistem em exercer a melhor ferramenta dos cães são oferecidos. Por este motivo, aqui estão alguns exercícios de olfato para o seu cachorro.

Quais são as vantagens dos exercícios de olfato?

Como brincar utilizando o olfato?

As brincadeiras de visão, como as de captura e de entrega, focam na perseguição e no exercício físico.

Estes jogos não são ruins, se eles se alternarem com outros, mas se eles forem excessivos, você poderá criar uma obsessão com a bola e dar origem a cachorros pouco sociáveis, possessivos ou exigentes com seu dono.

No entanto, jogos de olfato apresentam aos cães novos desafios e os motivam a concentrar todos os seus interesses no cheiro.

Estes exercícios os cansam mentalmente e causam satisfação pelo trabalho realizado. Eles também não são tão estressantes como os de perseguição ou exercícios físicos, mesmo assim não é conveniente exagerar nesses jogos e brincadeiras.

Quais exercícios de olfato eu posso fazer com meu cachorro?

Como fazer exercícios para o olfato?

Se você quer que seu animal de estimação aprenda a procurar, a partir de exercícios de olfato, comece segurando o seu cachorro e jogando um objeto, cujo o qual ele conheça o odor (pode ser um pouco de comida ou um dos seus brinquedos favoritos).

O objeto deve ser jogado na frente dele para que ele veja. Então você deve soltar o cachorro e dizer: “Procura”, ou outro comando que você deseje utilizar. Este passo deve ser associado com a palavra “procura” e com a ação de ir atrás do objeto.

Uma vez que seu animal de estimação tenha interiorizado este comando, o próximo passo é esconder o objeto, para que seu cachorro veja como você faz. Então você precisará soltar o cachorro, repetindo o comando de busca.

Desta vez ele não verá o objeto, mas ele viu como você o escondeu e ele vai procurar. Esta etapa é para que o seu amiguinho associe a palavra com a ação de encontrar o objeto.

Agora repita este exercício até a perfeição, o próximo passo é retirar o cachorro do local e esconder o objeto onde ele possa encontrá-lo, mas onde ele não possa ver.

Você deverá então, trazer o seu animal de estimação de volta ao local e repetir a palavra “procura”. Desta vez, o comando é utilizado para que ele encontre o seu brinquedo ou qualquer outra coisa, guiado apenas pelo sentido do olfato.

Quando você quiser implementar o jogo, você poderá ocultar o objeto em locais mais difíceis ou mesmo esconder outros objetos.

No final de cada sessão você deverá sempre recompensar seu cachorro calorosamente, a cada vez que ele encontrar o mais recente objeto escondido.

Um bom prêmio resultará em uma motivação entusiasta para a próxima vez que vocês forem jogar ou brincar juntos.