Existe amizade entre animais de espécies diferentes?

amizade entre animais

É frequente vermos animais brincando e interagindo entre eles e que pensemos que se trata de uma amizade, mas o conceito pode ir muito mais além disso. Tradicionalmente, os cientistas não se sentem confortáveis falando de uma verdadeira amizade entre animais, mas agora sabemos que, segundo cada espécie, esta relação se dá de forma diferente.
Um bom exemplo de amizade entre animais é a que temos nos primatas, que oferecem uma interessante relação entre machos e fêmeas e que é muito mais profunda que a simples busca por um parceiro para cruzar.

Exemplos curiosos de amizade entre animais

amizade entre animais

Os golfinhos nariz de garrafa, quando machos, são um dos melhores exemplos das possíveis amizades no mundo animal. Estes mamíferos aquáticos se organizam em duplas, trios ou em pequenos grupos que podem durar vários anos. Podem chegar a ajudar aos seus companheiros a cortejar uma fêmea, com a curiosidade de que não exista nenhuma competição entre eles.

O caso dos morcegos também é significativo, porque eles se ajudam entre eles de uma forma totalmente desinteressada. Caso um morcego não consiga comida por vários dias e esteja debilitado, outro o ajudará proporcionando parte de seu alimento sem pedir nada em troca.

Em muitas ocasiões já vimos cães brincando com gatos, inclusive sendo os melhores amigos, ou um pássaro e um coelho que surpreendentemente se dão muito bem. Embora pareça estranho, a amizade entre animais é muito frequente.

Às vezes, o que ocorre é que animais com estresse e ansiedade, em cativeiro, poderiam procurar consolo em outros animais. A solidão pode fazer com que leões, cães, e inclusive elefantes, na ausência de membros de sua mesma espécie, procurem relações sociais fora delas. E, inclusive, é frequente o caso de relações paterno filiais, de animais que adotam crias de outras espécies, especialmente em casos onde não há crias próprias.

Entre os casos mais conhecidos e surpreendentes, está o de Torque, um enorme cão preto que adotou a Shrek, um filhote de coruja, que tinha apenas 6 meses de idade. A razão de retirarem Shrek de sua mãe é que ela era uma fêmea com propensão ao estresse e havia o temor de que ela comesse sua cria. O cão e a pequena coruja foram se transformando em amigos inseparáveis.

Quando a mãe de Dennis, de uma família de patos, morreu por causa do ataque de uma raposa, a solidão parecia acompanhar constantemente o pequeno pato. Mas ele conheceu a Fred, o cão labrador que encontrou e resgatou Dennis, e a amizade entre ambos, o cão e o pato, está sendo realmente surpreendente.

A galinha e os filhotes de cachorro

Depois de ser salva de ir para a panela por causa de uma lesão em uma pata, uma grande galinha branca, Mable, encontrou o sentido de sua vida quando chegaram à casa dois pequenos filhotes de cão. A galinha senta em cima dos filhotes para aquecê-los.

O coelho e o cervo

Outro exemplo desta amizade entre animais de espécies diferentes, está a que ocorre entre um cervo e um coelho, que parecem, vistos juntos, saídos de um filme da Disney. Realmente surpreendente. Os humanos deveriam aprender muito com os animais, isto é evidente repetidas vezes.

O orangotango e o cão

amizade entre animais

Fonte: Dinamalar – World’s Não 1 Tamil News Website

Os primatas, de qualquer espécie, orangotangos, chimpanzés, etc., têm uma especial facilidade para se socializarem com outros tipos de animais. Por exemplo, a fêmea de orangotango Surya e o cão Roscoe vivem juntos em uma reserva para espécies ameaçadas de extinção nos Estados Unidos.

Ao que parece, Roscoe viveu com ela desde que Suryia chegou à reserva. Contam que um dia o cão apareceu ali, como se não tivesse outro lugar para ir, razão pela qual ficou com a orangotango e entre eles foi surgindo uma bela amizade.

Um Great Dane e um veado

É possível a amizade entre uma cadela de grande porte, da raça Great Dane, e uma fêmea de veado? Realmente sim. Pippín, um filhote de veado fêmea órfã, foi adotada pela cadela Kate, e entre elas surgiu uma grande amizade entre animais de espécies diferentes. Embora Pippin tenha se tornado adulta e viva no bosque, de vez em quando os dois animais se encontram, com a intervenção humana, para que relembrem seus tempos de amizade.