Existem seguros de saúde para cães?

Existem seguros de saúde para cães

Se você é um dono responsável do seu animal de estimação, sabe que deve levá-lo ao veterinário constantemente e que, infelizmente, talvez algum dia, o seu bicho de estimação apresente alguma emergência médica. Mas você sabia que também existem seguros de saúde para cães? Embora eles já sejam bem difundidos em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, eles só se tornaram mais conhecidos na Europa há pouco tempo. Te contaremos detalhes sobre esse assunto para você avaliar se vale a pena contratar um para o seu amigo de quatro patas.

Conheça os tipos de seguros de saúde para cães que existem

Existem dois tipos de seguros de saúde para cães. No chamado “livre”, você pode escolher o seu veterinário de confiança e, depois poderá pedir o reembolso dos pagamentos, segundo a quantidade combinada anteriormente.

Na outra opção, que apesar de ser mais restrita, é mais econômica, você deve selecionar um profissional médico de acordo com as alternativas que a seguradora do seguro te oferece.

Dentre as prestações que esses seguros oferecem, tanto nos casos de acidente quanto nos casos de doenças, encontram-se:

  • Exames diagnósticos;
  • Intervenções cirúrgicas;
  • Hospitalização;
  • Medicamentos;
  • Assistência domiciliar.

Você sabia que também existem seguros de saúde para cães? Apesar de na Espanha ainda ser praticamente uma novidade, eles funcionam de uma maneira similar aos seguros médicos para humanos e, da mesma forma que acontecem com estes, eles também apresentam os seus prós e contras, que devem ser avaliados antes de você decidir contratá-los. 

Quais são as limitações dos seguros de saúde para cães?

Mulher deitada com cachorro

Mas assim como em qualquer seguro, você também precisará ler as chamadas “letras miúdas” para evitar surpresas desagradáveis. Por isso, você deve saber que, para contratar uma assistência médica completa, os cães devem, em geral:

  • Estar devidamente identificados com um microchip;
  • Ter mais de três meses e menos de 9 anos de idade;
  • Estar saudáveis (eles não podem apresentar doenças pré-existentes);
  • Cumprir com o calendário oficial de vacinações.

Outros assuntos que você precisa saber antes de contratar um seguro de saúde para o seu bichinho

Os seguros médicos para cães apresentam também outras limitações. Por exemplo:

  • Se o seu animal de estimação costuma engolir objetos estranhos, saiba que esse tipo de acidente só poderá ser coberto uma vez ao ano;
  • Os medicamentos só são cobertos durante a época em que eles se encontram internados;
  • Os gastos com hospitalização só são abonados a partir do momento em que o animal de estimação permanecer internado por um período superior a 24 horas consecutivas;

E, mesmo sendo algo óbvio, é sempre bom lembrar que os gastos apresentam um limite da “soma assegurada por anuidade do seguro”. E ela varia segundo as características do cão.

Serviços adicionais que os seguros de saúde dos animais de estimação cobrem

As seguradoras oferecem também coberturas adicionais. Dentre elas:

  • Gastos com enterro ou cremação, no caso da morte do animal de estimação;
  • Indenização caso o animal morra em um acidente ou deva ser sacrificado em função do mesmo;
  • Assistência telefônica 24 horas para efetuar diversas consultas sobre a saúde do bichinho: sintomas, tratamentos, etc.

Mas além das questões de saúde, os seguros médicos também podem oferecer:

Cachorro com veterinário

  • Permanência em residências ou centros caninos autorizados caso o dono do animal seja hospitalizado devido a acidentes, doenças ou parto.
  • Indenização caso haja roubo do animal de estimação.
  • Gastos ocasionados pela busca de um animal perdido. Por exemplo, o custo dos anúncios em diversos meios de comunicação.
  • Informação de contato de serviços, como hotéis que admitem animais de companhia, lugares onde se pode adotar animais de estimação, centros de recolhimento, adestramento, petshops, cuidadores domiciliares, passeadores, criadores, lojas especializadas, translado de animais de estimação em meios de transporte, etc.

Avalie os prós e os contras antes de contratar um seguro de saúde para o seu cão

Como você já deve ter percebido, é um sistema muito similar ao do seguro de saúde para humanos, com suas vantagens e desvantagens.

Os defensores do sistema costumam afirmar que basta uma emergência veterinária para saldar o custo. Esse é um dado interessante, já que segundo mostram as estatísticas, a média de ocorrência desses eventos é de dois casos por ano.

Por isso, já que se trata do bem-estar do seu animal de estimação, reserve um tempinho para se informar das diversas opções que o mercado de seguros de saúde para cães tem para oferecer. Tire todas as suas dúvidas a respeito e escolha sem pressões.