Faça com que seu novo cão sinta-se em casa

Faça com que seu novo cão sinta-se em casa

O verdadeiro desafio quando você compra ou adota um novo cão surge quando você finalmente chega em casa. Por ser um lugar completamente novo, é normal que o cão se sinta nervoso por não conhecê-lo por completo, e, por isso, acabe se sentindo inseguro.

Como é de se esperar, o melhor que você pode fazer nesses casos é buscar uma maneira para seu cão se adaptar ao seu novo lar o mais rápido possível, para que dessa forma não ocorra nenhum tipo de inconveniente para nenhuma das duas partes.

Se você está passando por essa situação, te daremos uma série de conselhos que farão com que o seu novo cão se acostume o mais rápido possível a casa que não conhece.

Escolha um nome e fale mansamente com o seu novo cão

Carinho no cachorro

A primeira coisa que deve ser feita quando seu pequenino de quatro patas estiver em seu novo lar, é colocar um nome nele que seja do seu agrado e nunca mais mudá-lo. É preciso lembrar que você irá pronunciá-lo em muitas ocasiões durante o dia, por isso é aconselhável estudar as diferentes opções que tenha em mente.

Quanto ao nome, alguns especialistas recomendam que seja curto e foneticamente agradável, além de ser desaconselhável utilizar um diminutivo desse nome quando o seu cão ainda for filhote, e depois mudá-lo completamente quando ele se tornar mais velho, pois isso só vai gerar muita confusão.

Mesmo assim, é essencial falar de maneira suave nos seus primeiros dias, sobretudo se forem filhotes, já que nesse momento eles se sentirão sozinhos e desprotegidos, e esse tipo de carinho será de grande ajuda para que eles se acostumem rapidamente a sua nova vida e, assim, possam se sentir mais seguros.

Não os mime em excesso

Mesmo que note que o seu cão está muito triste e não para de chorar, não é muito recomendável mimá-lo em excesso, já que dessa maneira ele não apenas entenderá essa mudança como algo suficientemente mal para que mereça tanto carinho, como também começará a criar um costume que depois não será possível eliminar.

Apesar disso parecer um pouco excessivo, a importância dessa recomendação se reduz ao fato de que se o seu cão te vê atuando com sobriedade, ele se sentirá mais tranquilo e perceberá que está tudo bem, já que ao ser sua figura mais recorrente, cada um dos seus atos e atitudes serão determinantes para moldar o seu comportamento.

É importante esclarecer que não queremos dizer para você não mimá-lo por completo, já que evidentemente o carinho é algo fundamental para acalmá-lo e fazê-lo se sentir protegido. O que desejamos salientar é que você simplesmente não deve fazê-lo de maneira excessiva.

Crie um espaço confortável para ele

Sendo seu novo companheiro e membro de família, é importante receber o seu cão como um rei e proporcionar um espaço confortável e acolchoado para ele, no qual possa descansar e dormir. Esse tipo de atitude fará com que ele sinta mais confiança e permitirá que os seus primeiros dias seja o menos problemático possível.

O melhor que pode ser feito é preparar uma pequena caminha num lugar perto de você, para que dessa maneira ele se sinta seguro e comece a estabelecer esse fortíssimo vínculo que os cães costumam criar com os seus donos. Por isso é importante que nesse espaço, além da cama, tenha brinquedos com os quais ele possa se entreter.

Essa recomendação não só irá fazer o seu parceiro se sentir confortável, como também irá evitar que no futuro ele desenvolva o hábito de subir nos móveis, ou simplesmente na sua cama, já que ao se acostumar com um espaço confortável e todo seu, ele nunca escolherá outro.

Faça com que ele explore a casa

Cachorro deitado

Esse é provavelmente o conselho mais importante de todos, já que representa a maneira mais efetiva para que o seu cãozinho sinta-se rapidamente em casa no seu novo lar.

Para alcançar esse objetivo, a única coisa que deve ser feita é deixar que ele visite e explore um novo cômodo a cada dia, já que fazer esse exercício em pouco tempo pode não trazer os resultados esperados.

Depois que tenha conhecido toda a casa e se acostumado aos seus aromas, seu pequeno amigo se sentirá completamente adaptado ao lugar.

Seguindo cada uma dessas recomendações, você não terá nenhum problema na próxima vez que optar por comprar ou adotar um cachorro.