O que faço se meu cão doente não quiser comer

O que eu faço se meu cão não quiser comer

Os cães podem ficar doentes por várias razões: resfriados, gastroenterites, glândulas anais inchadas etc. Nessas situações, é normal que o animal não tenha muito apetite, mas é justamente nessas ocasiões em que ele deve se alimentar bem. Entretanto, ele deve ingerir alimentos que forneçam os nutrientes que ele necessita de acordo com a doença que contraiu.

Por que meu cão doente deve se alimentar?

Autor: LuAnn Snawder Photography

Isso é exatamente o que nós mesmos nos perguntamos quando estamos doentes. Não temos desejo de nada, muito menos comer. Mas é justamente, por causa da fraqueza que sentimos, que mais precisamos de nutrientes. O mesmo acontece com o seu animal de estimação.

Quando seu pet fica doente, todo o organismo se acelera para lutar contra a enfermidade, o vírus ou a bactéria que a ocasionou. Portanto, para equilibrar a energia gasta, seu cão deve comer algo que proporcione os nutrientes que essa aceleração do organismo gasta.

Tenha em mente que, dependendo da doença que seu cão tenha, pode ser necessário que ele não se alimente, embora sejam casos raros. O animal quase sempre precisa de alimento quando está doente. Por isso, é muito importante saber o que seu cachorro enfermo pode ou não pode comer.

O que dou de comer a meu cão doente?

A primeira coisa que deve fazer é perguntar ao seu veterinário se, graças à enfermidade que seu cão está sofrendo, há alguma restrição alimentar. Isco acontece muitas vezes com o leite, por exemplo. Dito isso, podemos considerar as recomendações a seguir, de acordo com as doenças:

  • Doenças digestivas: Nesses casos, o animal precisa de proteínas digestíveis e fáceis de comer, sem nenhuma gordura e, se possível, com acréscimo de fibras para estimular a flora intestinal. As proteínas podem ser frango, peru ou peixe, cozidos no vapor ou água para que facilitem a digestão. As fibras podem ser conseguidas com uma porção de feijão-verde, por exemplo. Todos os ingredientes devem ser cortados em pedaços e misturados.
  • Diarreia e vômitos: Diarreias e vômitos causam desidratação em seu animal, que precisará repor líquidos. Apenas água não dará força ao seu cão. Você pode preparar um caldo de frango com legumes para que ele beba como água, mas que terá todos os nutrientes e vitaminas que o ajudarão a se recuperar.
  • Câncer: Se seu cão tem câncer, necessitará de uma dieta rica em proteínas e gordura, que lhe dê muita energia, devido aos danos que a doença e a quimioterapia (caso já esteja em tratamento) podem causar ao seu organismo.
  • Doenças renais: Se os rins de seu pet não funcionam corretamente, sua dieta deve ser baseada praticamente em vitaminas, com um pouco de proteínas para dar força ao animal. Mas essas serão algo secundário na dieta. Nada de gorduras.

Como fazer que meu cão doente coma

cachorro não quer comer

Ainda que tenhamos preparado uma dieta para nosso cão doente sabendo que é exatamente o que ele necessita, não significa que será exatamente o que o animal quer comer. Por isso, não se surpreenda se o seu cachorro ignorar o prato que você oferecer, com as deliciosas receitas que você tão amorosamente preparou.

Agora, o que fazer para que o seu animal de estimação se alimente? Uma ideia é trazer a comida para perto do cão por uns quinze minutos e retirá-la em seguida, mesmo que ele não a tenha comido. Repita a cada duas horas. O cão vai entender que ele deve comer naquele momento, não poderá fazê-lo novamente.

Se depois de tudo o seu cachorro não quiser comer, será preciso que você o alimente. Você pode triturar a comida e tentar dar-lhe com uma colher ou, em casos mais extremos, com uma seringa. Não devem ser quantidades muito grandes, pois podem fazer o cão vomitar. Faça em pequenas porções, repetindo a operação a cada duas horas.

Se o veterinário receitou algum medicamento para que seu cão se recupere da doença, poderá misturá-lo com a comida. Seu animal de estimação não vai notar e você matará dois coelhos com uma cajadada só.

Se você se esforçar em preparar os alimentos necessários, depois de consultar um veterinário, estamos seguros de que a recuperação de seu cão doente vai se acelerar rapidamente. Como sempre dizemos, com amor, perseverança, paciência e persistência, cuidará de forma esplêndida de seu cão e fará dele um animal saudável e feliz.