O que faço se o meu gato faz tudo fora da caixa de areia?

Quando um gato faz as suas necessidades fora do local adequado ou da caixa de areia, isso pode ser sinal de algum problema de comportamento. Os bichanos são muito cuidadosos com a higiene deles.

É possível que esteja estressado devido a diferentes situações. É preciso encontrar a causa e a forma de solucionar esse problema. Não se trata de impor um castigo a ele, mas sim de encontrar uma solução.

O seu gato não respeita a função da caixa de areia. Isso pode significar que ele está com algum problema de saúde?

Os primeiros passos servem para o veterinário descartar qualquer problema de saúde.

Determinados transtornos podem aumentar a quantidade de urina excretada, diminuir a capacidade de retenção do esfíncter ou fazer com que o gatinho sinta dor ao urinar. Isso acontece quando o animal sofre de doenças do trato urinário inferior, como cistite, insuficiência renal, diabetes, hipertireoidismo, etc.

A idade dificulta chegar a tempo até a caixa de areia

gato-e-caixa-de-areia

Os problemas de idade, como é o caso de doenças neurológicas e da artrite severa, podem fazer com que ele tenha dificuldade para chegar a tempo até a caixa de areia, quando ele quiser fazer suas necessidades.

Para resolver essa situação, é preciso aproximar o lugar onde fica a caixa de areia ou facilitar o acesso ao gato. Além disso, podemos escolher uma caixa de areia com bordas baixas e situá-la perto do lugar onde ele repousa.

O estresse

Existem outras circunstâncias que podem alterar os ritmos e o comportamento dos nossos felinos domésticos.

Alguns exemplos dessas situações são: a chegada de um novo inquilino ou de familiares em casa, uma mudança, a volta ao lar depois de uma internação hospitalar, etc. Simples mudanças de rotina também afetam o nosso amigo felino.

Quando acontecem essas mudanças, o mais adequado é respeitar os horários estipulados para as rotinas deles. Assim acontece com a sua comida, com a escovação dos pelos, etc. Além disso, é preciso dedicar um tempo, uma vez por dia, para fazer carinho nele e deixá-lo relaxar.

Determinadas substâncias naturais, como é o caso dos remédios florais de Bach e dos feromônios naturais felinos, ajudarão muito. Elas facilitam o relaxamento no nosso gato e a sua sensação de conforto em relação ao ambiente ao redor.

Motivos para rebaixar o espaço da caixa de areia

Se o gato faz as suas necessidades fora de caixa de areia e em outras partes da casa, é possível que ele não ache confortável a caixa de areia. Isso pode se dever a diversas razões:

  • Uma má limpeza da caixa. Os gatos são muito dedicados à sua higiene e não vão querer fazer as suas necessidades em uma caixa que não esteja bem limpa. O ideal é tirar todos os dias os dejetos e mudar a areia dependendo do tipo de dejeto.
  • A mudança da areia, se fica acumulando, deve ser feita todo dia. Se você usar areia normal, o ideal é que seja a cada 7-10 dias, já os cristais de sílica devem ser mudados duas vezes ao mês, caso a caixa seja usada por apenas um felino.
  • De acordo com o material absorvente da caixa. É preciso ter cuidado na hora de escolher a marca, o tamanho ou o cheiro do material, pedra ou areia da caixa.
  • A localização que tenha a caixa de areia também é importante. Ela dever ficar em um lugar tranquilo para que o gato se sinta seguro. Além disso, tem que estar afastada do trânsito e de barulhos, e não deve ficar perto do seu comedouro e bebedouro.
  • Não mude a caixa de areia de lugar porque, desse jeito, nosso amigo felino ficará confuso.

Características que deve ter a caixa de areia

O tipo de caixa, isto é, a caixa de areia, deve ser alta e profunda para que o animal se sinta confortável ao entrar e fazer suas necessidades.

Os gatos costumam preferir caixas que não sejam muito altas, mas sim amplas e que tenham profundidade suficiente. Além disso, alguns felinos são reservados, preferindo caixas cobertas que preservem sua intimidade, enquanto que outros preferem caixas abertas.

De qualquer forma, é importante que a caixa de areia sirva para que o gato se sinta à vontade.

O gato sozinho ou isolado

caixa-de-areia-gato

Se o gato se sente muito só ou está triste, tem tendência a defecar em qualquer lugar da casa. Isso tem razões científicas.

As substâncias excretadas nas fezes exalam um odor que faz com que o gato se sinta mais confortável e/ou menos indefeso. Pode ser que, inclusive, espere que seu dono as encontre e desse modo saiba que está querendo lhes dizer algo.

Os lugares que costumam utilizar como alternativas são: os quartos, a sala de jantar, a área de passagem dos seus donos, inclusive, em cima dos sofás, camas ou poltronas.

Ameaças

A existência de alguma ameaça também pode fazer com que os gatos façam suas necessidades fora de sua caixinha, normalmente na porta de casa.

Pode ter sido um fato isolado, algum barulho muito forte, alguma visita de alguém desconhecido à casa, a presença de outro gato perto da entrada de casa ou de outro animal, algum castigo ou palavras ditas com um tom muito forte contra ele. Ou pode ser alguma ameaça que aumenta com o tempo.