Fatos surpreendentes sobre surdez nos gatos albinos

Há muitas coisas que não sabemos sobre nossos amigos felinos, algumas coisas são engraçadas, outras são fascinantes e outras são simplesmente curiosas. Por exemplo, são coisas que parecem não ter qualquer relação, como é o caso da surdez nos gatos albinos.

No entanto, esta não é uma situação mágica ou incompreensível, por isso, convidamos você a continuar lendo e, assim, você poderá descobrir algumas curiosidades sobre essa estranha condição.

Características 

Antes de falar sobre as curiosidades relacionadas com a surdez nos gatos albinos, é necessário determinar com precisão quando um gato é, na verdade, albino.

Um erro comum é acreditar que todos os gatos brancos são albinos, porque embora existam muitas semelhanças, uma condição genética os diferencia. Albinismo é uma mutação que é caracterizada pela ausência de melanina (que permite a pigmentação da pele, cabelo e olhos).

Portanto, a pelagem de um gato albino é completamente branca, com pele rosa ou lunar, impecáveis. Os olhos dos gatos albinos variam entre o azul e a heterocromia, abaixo vamos saber por quê.

Presença do gene W

O que faz os olhos azuis, os pelos brancos e causa a surdez é um gene chamado gene W (White, branco, em inglês) que determina estas características e outras informações genéticas que o gato apresenta externamente, isso significa que este é um gene predominante.

No entanto, isso é quase uma loteria genética. Bem, nem todos os gatos brancos são albinos, apesar de todos os gatos brancos terem a presença do gene W, de onde recebem sua cor; também, nem todos os gatos albinos são surdos (embora muitos realmente sejam), e muitos gatos brancos são surdos (pela presença do gene que lhes dá a cor também, e que contém a informação genética da surdez).

Cor dos olhos e surdez

gato-albino-2

Uma relação entre gatos brancos e surdez é que ela parece ser mais grave, e mais frequente, em gatos de olhos azuis. Isto é devido a “pureza” (usamos a palavra pureza apenas para dar uma ideia geral) do gene W.

Além disso, independentemente de serem albinos, gatos brancos de olhos azuis têm quase 20% a mais de probabilidade de serem surdos do que um gato branco com outra variação de cor dos olhos.

Gatos com um olho azul e um verde, ou amarelo, (heterocromia) têm menos probabilidade de serem surdos ou sofrerem apenas uma surdez parcial, a surdez se dará no mesmo ouvido em que o gato tem olhos azuis.

Gatos brancos com olhos de uma cor diferente de azul, ou sem heterocromia, por exemplo aqueles que têm olhos amarelo ou laranja, normalmente não são surdos.

Atualmente, tem se tentando eliminar a surdez nos gatos brancos através de um cruzamento seletivos, portanto, os criadores de gatos brancos preferem cruzar espécies deste tipo com gatos de olhos azuis, e que não tem nenhum histórico de perda de audição, porque, de outra forma, eles seriam mais propensos a transmitir o gene de surdez.

Relação entre cor do pelo e surdez 

gato-camomila

Muitos de vocês sabem o que tem a ver a cor do gato com o ouvido? Isso é algo que ocorre na fase embrionária do gato e é inoperável.

Durante o processo de desenvolvimento do embrião, ocorre um crescimento de camadas que são agrupadas e formam o que é chamado de tubo neural, existe uma área com muita atividade, chamada crista neural neste tubo.

Esta é a área que fornece as células, seus tipos e formas variadas. Essas células incluem os melanoblastos (que são aqueles que dão a cor) e eles acabam se tornando os melanócitos, cuja a função é sintetizar a melanina, que dão cor aos pelos.

No entanto, a presença do gene W faz esta migração falhar, por isso, os melanoblastos não podem se espalhar através do corpo do gato, resultando em um animal branco.

Infelizmente, estas células (os melanoblastos) também têm a ver com a formação do sistema auditivo, portanto, quando os melanoblastos não chegam até a área do ouvido e não formam parte do canal auditivo que é responsável pela audição, a surdez se instala no gato.

Desta forma, quando um gato tem manchas e olhos diferentes, isso significa que a expansão de melanoblastos alcançou algum sucesso e também permitiu que o canal fosse formado com alguma normalidade.

No entanto, quando eles são todo brancos com olhos azuis, significa que a migração de melanoblastos não foi realizada e o canal auditivo não foi formado em sua totalidade.