Febre em cães, o que significa cada uma?

Assim como os seres humanos, os cães também podem contrair doenças e infecções. Uma das respostas imunológicas a estas infecções é a febre. No entanto, existem várias causas que podem causar febre em cães e é necessário, também, olhar conjuntamente para os outros sintomas antes de determinar a doença.

O que é febre?

A febre é definida pela alta temperatura do corpo causada por uma resposta imune a uma inflamação ou infecção. A temperatura normal do corpo dos cães é de cerca de 39,5°C, de modo que o animal vai ter febre somente se a temperatura for superior a 39,5 ° C, mas caso atinja 41ºC podem ocorrer sérias complicações e até mesmo a morte do cão.

Como posso saber se o meu cão está com febre?

febre-caes-2

Para saber se o seu cão está com febre, é necessário medir a temperatura retal. Para isso, use um termômetro especialmente concebido para uso em cães, não use o mesmo termômetro de humanos e, principalmente, não use o mesmo termômetro que você utiliza em você.

Para colocar o termômetro no seu cão, lubrifique-o com vaselina ou óleo de bebê, depois insira delicadamente o termômetro, mais ou menos 2 centímetros, no ânus de seu cão.

Você pode precisar da ajuda de outra pessoa para segurar o cão ao fazer este processo, especialmente se o cão for grande. Aguarde alguns minutos.

Além da febre, os outros sintomas que um cão pode ter, incluem: tremores, um humor deprimido que tende à letargia, perda de apetite, vômitos, tosse e coriza.

O que pode estar deixando meu cão febril?

febre-caes-3

As causas mais comuns de febre em cães são infecções bacterianas, fúngicas e virais. A infecção pode ser em qualquer parte do corpo. Os sintomas dependem do local da infecção e da causa subjacente.

Além disso, as vacinas também podem produzir uma febre transitória, de 24 à 48 horas após a vacinação, enquanto o corpo do cão se ajusta à vacina.

O consumo de substâncias venenosas por cães, como as nozes de macadamia e alguns antidepressivos humanos, também pode causar febre.

E, claro, as doenças mais graves, tais como doenças do sistema imunológico, problemas na medula óssea, infecções não diagnosticadas e câncer também podem causar febre em cães.

Uma das razões que causam febre viral é a gripe. Se além da febre, o cão apresentar tosse, letargia, perda de apetite, corrimento, e parece apresentar uma infecção respiratória (observe se ele expele muco verde ou catarro), então pode ser gripe. Se estes sintomas durarem mais de dois dias, consulte um veterinário.

Assim como a gripe humana, a gripe canina é tratada com antibióticos para ajudar a protegê-lo contra infecções secundárias e evitar que a gripe evolua severamente.

A gripe pode se transformar em pneumonia. Para prevenir a gripe canina, o melhor é manter o cão longe de outros cães infectados.

Se os cães estão em contato frequente com outros cães, você deve vaciná-los contra a gripe canina, mas o proprietário deve avaliar os riscos antes de decidir sobre a vacinação. Em todo caso, se tratado adequadamente, o vírus da gripe geralmente desaparece rapidamente e os cães infectados se recuperam por completo.

O que devo fazer se o meu cão estiver com febre?

Se o seu cão tem febre, principalmente febre muito alta, o melhor é levá-lo ao veterinário. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ser feitos para diminuir a febre provisoriamente no animal, tais como: banhá-lo em água fria por 10 minutos, cobri-lo com uma toalha úmida e hidratar com bastante água fria, coloque-o na sombra em um lugar frio e calmo, coloque uma bolsa de gelo sobre as patas, abdômen ou na cabeça e administrar corretamente a medicação prescrita pelo médico veterinário.