Festival de Surf de Noosa, na Austrália: uma competição para cães e seus donos

Se você é apaixonado por deslizar sobre as ondas em uma prancha de surf e transmitiu esse gosto ao seu peludo, não deixe de participar do Festival de Surf de Noosa, que acontece há 25 anos na Austrália. Mesmo reunindo esportistas e aficionados de todo o mundo, desde 2012, a competição para cães e seus donos é uma das maiores atrações.

Uma competição para cães e seus donos onde o mais importante não é o primeiro lugar

competência para cachorro 2

Muito além da prática esportiva em si, a experiência de surfar ao lado de seu animal de estimação é uma excelente oportunidade para que cães e donos desfrutem de um bom momento juntos. E também para que muitas pessoas venham a apreciar esse evento.

Paul Jarrett, co-fundador do encontro, afirma que nessa competição para cães e humanos “o mais importante não é ganhar ou perder, mas que os participantes a vivam como uma celebração para todos os que gostam do mar, do surf e do meio ambiente”.

De qualquer forma, a julgar pelas imagens, alguns cães parecem verdadeiros profissionais os donos nas pranchas de surf. Ao fim do artigo, deixamos um vídeo para que você veja por si mesmo.

“O surf é um esporte onde podem competir, juntos, cães e donos. Uma boa oportunidade para isso é o Festival de Nossa, na Austrália.”

Vantagens de surfar junto de seu cão

O ex-campeão de surf tandem (gênero de surf onde uma dupla usa uma mesma prancha e realiza acrobacias) e atual treinador canino, Chris De Aboitz, dirige essa parte do Festival, não apenas mostrando as acrobacias que faz junto de seus cães Millie e Rama, mas também explicado aos interessados todos os benefícios da prática de surf junto a um cachorro.

De Aboitz explica que você pode melhorar o equilíbrio natural dos cães com a prática do surf. Seu método de treinamento, além de conseguir que os peludos surfem ondas juntos de seus donos, também contribui no tratamento de alguns problemas comportamentais desses animais, como:

Surf, um esporte para compartilhar com seu peludo

A Austrália não é o único lugar do mundo onde surfar com cães se tornou popular. Nos Estados Unidos, para não ir muito longe, também foram organizados alguns torneios desse tipo. Os dois mais populares acontecem em San Diego, Califórnia. São eles o Loews Coronado Bay Resort Surf-Dog Competition e o Surf Dog Surf-A- Thon.

Se a ideia de surfar ao lado de seu cão te atrai, é bom verificar se o seu bicho de estimação também se interessa por isso antes de mergulhar de cabeça nesse esporte.

Existem muitas raças de cães que adoram a água, como os Labradores. Outras, entretanto, não gostam muito. Se mesmo assim você não conseguir que o cão perca o medo de ficar em cima da prancha de surf, melhor encontrar outro tipo de competição para cães se você pretende participar desse tipo de atividade.

O ideal, no fim das contas, é que tanto você quanto o seu amigo de quatro patas se sintam bem com o esporte e aprofundem a boa relação que possuem. Portanto, evite causar qualquer trauma em seu bicho de estimação forçando-o a fazer algo que ele não gosta.

Como ensinar o seu cão a surfar

competência para cães 3

Se tudo parece indicar que seu amigo peludo gosta da ideia de praticar surf junto de você, tenha paciência e comece a treiná-lo em sua casa. Siga os passos a seguir:

  • Em terra firme, deixe que o cão se familiarize com a prancha de surf. Deixe ele cheirá-la, aprender a subir nela e, uma vez que ele perca o medo, pode ir acostumando-o com movimentos simulares aos que ocorrem no mar.
  • Quando o animal estiver pronto para continuar praticando na água, o ideal é que escolha uma piscina.
  • Se tudo correr bem, é hora de ir à praia e começar a entrar no mar em busca de ondas.

Últimos conselhos antes de pegar ondas com seu animal de estimação

Antes de cair na água com seu cão, não se esqueça de fazê-lo usar um colete salva-vidas. Existem modelos específicos para cães. Além disso, lembre-se de que a prancha não pode ser escorregadia. O seu peludo deve ser capaz de cravar as unhas nela para manter o equilíbrio e a segurança.

Agora só resta se divertir com seu animal. Afinal essa é a ideia, além de fortalecer o vínculo com ele. Se por ventura surgir uma oportunidade de que os dois participem de um festival como Noosa, será muito bem-vinda.