Fibra natural para cães, conheça todos os seus benefícios

É fundamental que o seu cão consuma uma quantidade equilibrada de comida, mas também que, dentro dela, encontrem-se todos os nutrientes que o seu cão precisa para manter a saúde de maneira adequada.

Portanto, podemos afirmar que, na hora de alimentar o nosso animal, devemos levar em conta tanto a quantidade como, é claro, a qualidade.

Algo que precisa estar presente na dieta canina é a fibra. Caso contrário, o cão sofrerá de graves problemas intestinais. Portanto, é bem possível que agora você esteja se perguntando como obtê-la e por quô ela é tão importante.

Neste artigo, contaremos a você a razão pela qual a fibra natural é tão necessária para os cães.

O que é a fibra natural

Fibra para os animais

Em primeiro lugar, é importante você saber que a fibra natural é a parte dos alimentos de origem vegetal que não se digere e que, além disso, em nenhum caso ela é absorvida pelo organismo. Há dois tipos de fibra: a insolúvel e a solúvel.

A fibra insolúvel passa pelo trato digestivo do animal e, como o próprio nome indica, ela não se dissolve na água. Quando isso ocorre, facilita que o organismo dê corpo às fezes, o que permite que sua expulsão seja mais singela.

A fibra solúvel, por sua vez, absorve a água e reduz o processo digestivo. Ela forma uma espécie de gel, que faz com que os nutrientes sejam assimilados com lentidão pelas paredes do estômago e do intestino, o que é útil para controlar certas patologias nos cães.

Benefícios da fibra natural para o nosso cão

A seguir, veremos uma série de benefícios que o nosso cão terá ao consumir fibra natural:

  • Serve para melhorar o trânsito intestinal.
  • Ao melhorar o trânsito intestinal, evita-se que o cão venha a sofrer de prisão de ventre, com todas as moléstias e dificuldades que isso implica.
  • O consumo de fibras é muito adequado para combater a formação de bolas de pelos no intestino, já que as fibras contribuem para que o organismo as expulse.
  • Ajuda a que os animais tenham um menor nível de colesterol no sangue e, também, de triglicerídeos, de maneira que evita que eles tenham complicações em sua saúde.
  • Permite-lhes eliminar o possível excesso de gorduras no sangue.
  • Ajuda em uma melhor eliminação das toxinas do organismo do cão.
  • Melhora a flora intestinal de seu cachorro.
  • Quando o nosso animal consome fibra natural, ele se sente saciado, assim acalmamos o seu apetite. Desta forma, a fibra é muito eficaz, tanto para os cães que precisam perder peso como para os que comem muito e precisam controlar essa ânsia.
  • Facilita a redução do índice glicêmico, o que é essencial para lutar contra a diabetes, uma doença que também afeta os cães.

Como administrar a fibra natural ao nosso cão

 Como dar fibra aos cães

Uma das opções para darmos a fibra natural que o nosso cão precisa, é utilizar rações que contenham fibras (as quais podemos encontrar sem grandes dificuldades). Também podemos optar por incluir os seguintes alimentos em sua dieta:

  • Farelo de trigo. Tente adicionar meia colher de chá na comida de seu cão. Se você a umedecer um pouco, isso facilitará a sua digestão.
  • Maçã. Esta fruta é muito rica em fibras, portanto é muito benéfica nestes casos, mas cuidado com a quantidade, já que o excesso poderá ser prejudicial. Além disso, evite que ele coma o coração da fruta e também suas sementes, já que podem ser tóxicas.

Cozinhe uma maçã e depois faça um purê com ela. Depois, acrescente uma colher de sopa a ração. É uma boa maneira de incluí-la em sua dieta.

  • Arroz. Uma terceira opção é dar, de vez em quando, um pouco de arroz integral ao cão. Você poderá deixá-lo um pouco úmido para que pareça mais atraente e para que o cão coma com maior facilidade.
  • Abóbora cozida. Em pequenas porções, é também muito apropriada para conseguirmos o nosso objetivo. Podemos incorporar uma colher de sopa em uma de suas refeições diárias.
  • Verduras cozidas, tais como lentilhas, cenouras ou as vagens verdes. É possível que você tenha que apresentá-las ao seu cão acompanhadas de algum outro alimento, já que não são todas que lhes são atraentes.

Como vimos, a fibra natural é imprescindível para os cães. Agora você já sabe o porquê e onde pode consegui-la. Ainda assim, coverse com um veterinário, que sempre dará a você todas orientações necessárias para que o seu animal tenha a alimentação mais adequada.