Frutas e verduras são geniais para seu animal de estimação

frutas e verduras

Os animais requerem uma alimentação especial e nem todos os alimentos que nós consumimos são bons para eles. Entretanto, há alguns que são e que inclusive poderiam lhes ajudar a melhorar sua saúde ou algum aspecto de seu físico. Você gostaria de saber quais são? Basicamente eles estão no grupo de frutas e verduras.

Vamos lhe contar quais são e como eles podem beneficiar o seu animal de estimação. Não perca estas dicas!

Alimentar o meu animal de estimação com frutas e verduras?

cao-comendo-maca

Se os nossos animais de estimação estivessem em seu habitat natural, o mais recomendável seria uma dieta à base de carne, já que são carnívoros, especialmente os cães. Isso não significa que o animal não necessite de nada mais além disso, ainda que ele absorvesse os nutrientes necessários alimentando-se de sua caça.

Os animais comem outros animais que se alimentam de ervas, frutas e vegetais. Através disso, eles são capazes de absorver tudo o que seu corpo necessita.

Porém, hoje em dia, nossos animais de estimação não caçam e nem estão em seu habitat natural, por isso, é nossa responsabilidade lhes prover tudo o que necessitam para estarem saudáveis e fortes no sentido físico.

Bem, já vimos em outros artigos que os nossos animais de estimação não podem se alimentar da comida que nós ingerimos, mas há alguns alimentos que são benéficos para a saúde deles. Você gostaria de saber quais são? Frutas e verduras, embora não todas.

Frutas e verduras benéficas para o seu animal de estimação

Comecemos pelas frutas que são boas para os cães:

  • Mirtilo. Têm um alto poder antioxidante, o que ajuda a prevenir enfermidades relacionadas ao coração. Também contêm vitamina C e fibras, que irão favorecer o seu sistema imunológico e digestivo. As sementes podem lhe fazer mal, portanto é melhor retirá-las.
  • Maçã. Ela é ideal para tratar a diarreia, por exemplo, já que tem propriedades digestivas, assim como vitamina C. Possui cálcio, que favorece seus ossos, além de algumas propriedades anti-inflamatórias. É melhor retirar a casca para que o animal não engasgue e tampouco se constipe.
  • Pera. Apesar de a pera conter açúcar, ela é composta de 80% de água e, além disso, é uma fonte excelente de potássio e fibra.
  • Banana. Seu alto conteúdo de potássio e fibra favorecem a agilidade mental e o sistema digestivo de seu cão. Porém, em alguns cães, poderá causar diarreia. Se você perceber que isso acontece, elimine a banana de sua dieta.
  • Morango. Excelente para a saúde da pele de nosso animal de estimação. Como os mirtilos, eles têm um alto conteúdo de antioxidantes e ajudam a evitar a oxidação celular.
  • Melancia. Rica em água, é excelente para combater o calor e manter hidratado o seu animal de estimação. Porém, deve ser consumida com moderação, por seu alto teor de frutose.

Verduras para cães

comida-de-cao-e-gato

Vamos agora passar para as verduras:

  • Espinafre. Regula sua flora intestinal por ser rico em fibra. O espinafre é rico também em vitaminas A, C, E, B e F. Para que mantenha suas propriedades, devemos dar-lhe cru e lavado e, é óbvio, em pequenos pedacinhos que ele possa engolir de forma simples.
  • Alface e repolho. Ambos são uma excelente fonte de ferro e de antioxidantes, assim como de propriedades analgésicas e depurativas. Ambos também terão que ser muito bem lavados, pois lembre-se de que eles crescem na terra e podem conter bactérias não benéficas.
  • Aipo. Deve ser dado moderadamente. É diurético, digestivo, anti-inflamatório e ajuda a fortalecer o sistema imune. Ajuda a diminuir a dor da artrite. Se o seu peludo não gostar muito do aipo, você poderia tentar batê-lo no liquidificador, apenas ele ou com outras frutas e verduras.
  • Cenoura. Ela ajudará o seu cão a fortalecer seus dentes, além de ser antioxidante e digestiva. Elimina a placa bacteriana.
  • Abóbora. É muito boa para quando o seu animal está constipado, por seu alto conteúdo de fibras. Poderá ser dada crua ou cozida, mas se você optar por cozinhá-la, não a deixe por muito tempo no fogo ou perderá suas propriedades.

Lembre-se de que essas frutas e verduras serão um complemento à alimentação de seu animal de estimação, por isso, você nunca deverá exceder 15% ou 20% de sua dieta.