Como funcionam as máquinas de lavar cães

máquinas de lavar cães

Quando ouvimos a palavra máquinas de lavar, certamente nos vem a mente a imagem de uma lavadora de roupas. Mas não se assuste, estas máquinas utilizadas para banhar os nossos animais de estimação são um pouco diferentes, sim, um pouco. Se você ainda não as conhece, falaremos hoje das máquinas de lavar cães.

Estas máquinas de lavar animais de estimação estão se tornando cada vez mais comuns em muitos países. Porém, nem todos os cães estão aptos e há uma série de coisas a serem levadas em conta antes de deixarmos que o nosso cão entre em uma. Explicaremos isso com mais detalhes.

Como são as máquinas de lavar cães

Para definir isso de uma forma simples e fácil de entender, poderíamos dizer que as máquinas de lavar cães são como uma máquina de lavar roupas, mas que não gira. Entendeu a diferença?

Consistem em um buraco com uma porta que fecha hermeticamente e onde deveremos introduzir o animal. Tem várias funções: lavagem, hidromassagem, enxague, evacuação da água e secagem. É possível que muitos dos animais que entrem nela possam ficar nervosos e chorar desconsoladamente. Não se preocupe, para isso há um botão de emergência com o qual é possível parar o ciclo em qualquer momento dele.

Antes do banho, o melhor é dar um longo passeio com o animal para que ele esteja cansado e livre de estresse, desse modo, aproveitará muito mais o banho e será um prazer para ele, ao invés de um suplício.

Obviamente, se o animal estiver muito sujo, será necessária uma pré-lavagem em casa ou em um banho e tosa. 

Os cães que não estão aptos para a lavagem em uma das máquinas de lavar animais de estimação são os seguintes:

  • Doentes
  • Em uso de medicamentos
  • Cães que não tenham feito duas horas de digestão depois da refeição
  • Filhotes sem vacinas
  • Cadelas grávidas
  • Animais em idade avançada
  • Animais com medo de espaços fechados
  • Cães com ansiedade de separação ou estresse

Deixamos aqui um vídeo para que você entenda o que são e como funcionam:

Diferença entre máquinas de lavar cães e banho e tosa

Obviamente, são muitas as diferenças que existem entre ambas, embora acreditemos que as mais importantes são:

  • Preço. Em um banho e tosa, é improvável que você gaste menos de R$ 50, enquanto que o preço de um banho numa máquina de lavar gira em torno de R$ 15.
  • Contato humano. Em um banho e tosa, o animal está sempre em contato com um ser humano, que está falando com ele e cantando enquanto o banha, algo que relaxará enormemente o animal.
  • Os produtos. No banho e tosa, é possível escolher os produtos mais adequados, de acordo com o pelo e a pele de seu animal, enquanto nas máquinas de lavar cães há produtos padrão para todos.
  • O resultado. Um banho e tosa sempre oferece um serviço mais profissional do que uma máquina, já que uma secagem à mão dá melhores resultados, pois se pode dar forma e moldar o pelo.

Entretanto, a máquina é mais rápida e sem desconfortos. Qual escolher? Isso dependerá dos gostos e das necessidades de cada um.

Outras opções

Para aqueles que não podem se permitir levar o próprio animal de estimação a um banho e tosa ou que possivelmente não gostem da ideia de “trancar” o seu pet em um buraco, há outra opção. Claro, sempre se pode optar por lavá-lo em casa, mas é muito provável que seja muito trabalhoso e que o animal, quando sair, queira correr e se esfregar por toda parte, incluídos sofás e móveis.

Para evitar isto, são muitas os postos de gasolina que incluem uma espécie de tina ou mini banheira para colocar o animal. Com uma mangueira, você poderá banhá-lo de forma cômoda e mais limpa lá.

E as desvantagens? Bem, você terá que levar os seus produtos e não há um sistema de secagem. Ninguém pode ter tudo, né?

Vantagens? Na grande maioria dos postos, isso é grátis!

Cada um poderá escolher segundo suas circunstâncias, a saúde de seu cão e também seu bolso.

Fonte da imagem principal: Facebook do Lavakan a Colômbia