Como funcionam os concursos de beleza canina

Cão participando de concurso de beleza canina

Vamos partir de um simples fato: todos os cães, independentemente da sua raça, tamanho ou características físicas, são bonitos, pois é a sua capacidade de entrega e afeição que faz com que nos apaixonemos por eles. No entanto, existem concursos que buscam características específicas nos cães e catalogam estas características como belas, por isso hoje iremos falar sobre o funcionamento dos concursos de beleza canina.

Primeiro, para entender o que é um concurso de beleza canina e o que eles avaliam, é preciso ter em mente que quando eles se referem a “beleza”, estão fazendo uma avaliação estrita a um padrão, e portanto isso não é mais do que uma definição institucional.

Os padrões definidos para cada raça são de decisão da Organização Canina Mundial (FCI) e de acordo com as normas estabelecidas são marcadas as pautas de avaliação na maior parte deste tipo de concurso.

Cão policial husky siberiano

O que é a FCI?

Esta é a instituição encarregada de determinar as raças e cães que existem no mundo, assim como as características específicas de cada uma e os modelos de criação que devem ter. Atualmente, ela é composta por 84 países e também se encarrega de definir as regras para concursos de beleza canina.

A FCI já avaliou 343 raças de cães, portanto, quando uma pessoa quer inscrever seu cachorro em um concurso de beleza, o primeiro a ter em mente é que o animal precisa pertencer a alguma das raças reconhecidas pela instituição.

Características a levar em conta

  • O cachorro precisa pertencer a uma raça reconhecida pela FCI.
  • As raças são classificadas de acordo com o país de procedência. É preciso determinar a origem do cão, pois isso será levado em conta especialmente nos concursos de caráter nacional. Nos internacionais, este aspecto é menos importante.
  • Os juízes irão analisar as características físicas idôneas de um cão de acordo com a sua raça. Eles levarão muito em conta o padrão do animal de estimação, dando mais pontos ao cão que se adequar ao perfil pré-estabelecido para a sua raça.

Regras para participar

Antes de inscrever seu cão em um concurso de beleza canina, é preciso se informar um pouco sobre alguns aspectos normativos, pois eles podem variar muito dependendo do país, ainda que muitas vezes se mantenham relativamente iguais.

No geral, devemos levar em conta o seguinte:

  • Antes de poder participar em qualquer concurso de beleza canina, é preciso obter um certificado de aptidão ao campeonato de beleza. Este é um comprovante que reconhece que o cachorro é um candidato ótimo para participar deste tipo de concurso.
  • Dependendo do país, há um número diferente de raças oficiais que podem participar dos concursos, por isso verifique o que se aplica no seu caso.
  • O objetivo destes concursos é selecionar os candidatos mais representativos de cada raça, com o fim de contribuir para melhorar as características das chamadas “raças puras”.
  • Além de levar em conta os aspectos morfológicos do animal e outros valores estéticos, também são considerados o comportamento e a conduta do animal, algo que irá afetar o resultado final.

Conselhos para quem deseja participar

Cães em concurso de beleza canina

  • Conheça bem as regras. A maior parte dos concursos é regida pela Organização Canina Mundial.
  • Tenha em mente as características definidas pela FCI e verifique que seu cão cumpre com estas características.
  • Tenha a documentação do seu cachorro totalmente em ordem, não apenas o comprovante de aptidão para participar de concursos de beleza canina, mas também os comprovantes de vacinação.
  • Eduque bem o seu cão e socialize-o apropriadamente, para que ele não tenha uma reação errada que possa colocá-lo em desvantagem diante de outros participantes do concurso.

No entanto, tenha em mente que como falamos no começo deste artigo, este é apenas um padrão que busca destacar ou reproduzir as melhores características de cada raça, mas saiba que o cachorro mais bonito que você pode ter ao seu lado é o que daria a sua vida por você.