O gato Bombaim, uma pantera no lar

gato Bombaim

Dizem que os felinos pretos como o gato Bombaim trazem má sorte. Em Meus Animais, como amamos todos os tipos de animais, pensamos assim:

“…. Pobre gato preto, sempre cruza com desgraçados”

-Dani Rovira, Amarras nas asas. 88 razões para continuar voando

Sim, os gatos pretos são uma beleza, como qualquer outro felino ou animal. Em muitas ocasiões vemos alguns gatos que parecem tigres ou pequenos filhotes de leões. Hoje falaremos de uma pequena pantera, o gato Bombaim. Sua elegância, a profundidade de seus olhos verdes e sua rapidez ao se deslocar o faz ser digno desse título.

A um primeiro olhar, o gato Bombaim pode parecer um bichano preto sem mais, desses que fazem as pessoas saírem correndo acreditando que terão má sorte. De onde surgiu esta crença?

Os gatos pretos trazem má sorte?

gato-preto

Esta crença de que os gatos pretos trazem má sorte remonta há séculos e tem duas bases, embora obviamente não fundamentadas.

A peste

Por volta do século XVI eram muitos os gatos pretos pelas ruas. Não se sabe o porquê esta espécie era majoritária frente a outras, mas as pessoas se aproveitaram disso para acusá-los. Quando se estendeu a peste, muitos afirmaram que os felinos pretos a estavam causando.

Como consequência, muitos gatos foram sacrificados chegando quase a sua extinção.

Bruxaria

Não se sabe por que, mas a maioria das bruxas da idade Média tinham gatos pretos. Seria pelo simples fato de serem a espécie que mais abundava? Pode ser, o caso é que quase todas tinham um.

Também poderia ser pelo fato de que o preto sempre foi relacionado com os maus augúrios, e as bruxas do passado adoravam fazer esse tipo de feitiços. Seja como for, os pobres gatos foram relacionados com a bruxaria e quando as bruxas foram perseguidas, os bichanos sofreram também este dano colateral.

O que há de verdadeiro nesta crença?

Como dissemos antes, estas bases não estão fundamentadas e tudo parece indicar que os pobres animais apenas estavam no momento errado no lugar errado.

Portanto, embora haja muitos que acreditem nisto, o certo é que os gatos pretos não trazem má sorte. De fato, são muitas as pessoas que hoje têm um como pet sem nenhum problema. Visto isto, analisemos o gato Bombaim, possivelmente agora você se anime a ter um em casa.

Características do gato Bombaim

O gato Bombaim não provém da Índia como muitos pensariam devido ao seu nome. Seu cruzamento foi feito nos Estados Unidos com um gato americano e um birmanes, ambos de cor preta. Não faz muito tempo, foi no ano de 1950 que nasceu esta raça e que adotou o nome de um leopardo que habita Bombaim, na Índia.

Físico

Seu físico não é mais especial do que o de qualquer outro gato, embora o mais característico seja que sempre é de cor preta com olhos de cor verde, cobre ou canela, que parecem querer sair de seu corpo.

Admirá-lo é um deleite, é como ver uma pequena pantera, não só por seu físico, mas também por sigilosos e elegantes movimentos.

Personalidade

brincadeira-gato-comida

O gato Bombaim, ou gato pantera, como alguns o chamam, é muito carinhoso e tranquilo. De fato, está catalogado como muito preguiçoso, pois se você o deixar, ele poderá ficar dormindo todo o dia.

Adapta-se de maneira excelente aos espaços pequenos, assim será um gato ideal se você viver na cidade. Mas cuidado, se você passa muito tempo fora de casa, alguns deles não suportam a solidão.

Nunca o verá brigar com outro felino. Se ele ver algo ameaçador ao seu redor, sairá correndo para se esconder. Parece que o gato Bombaim tem de pantera apenas sua beleza, elegância e imponente aparência.