Por que o seu gato gosta de dormir em cima de você

dormir em cima de você

Quanto estamos vivendo dias frios, não há problema, porque necessitamos de um pouco de calor adicional durante a noite, mas, no verão, pode ser um pouco incômodo. Você gostaria de saber por que o seu gato gosta de dormir em cima de você sem importar a época do ano? Neste artigo, contaremos isso.

Dormir em cima de você, a atividade favorita de seu gato

Chega a hora de ir para a cama e parece que o ritual se cumprirá mais uma vez: enquanto você se prepara para se deitar, seu gato se lambe ante a possibilidade de uma noite muito perto você… tão perto que ele até escolhe ficar em cima de seu corpo para descansar. Por alguns minutos, você pode suportar, mas chega um momento em que você deseja que ele se mova ou que saia de sua cama. Por que ele tem esta atitude?

1.Porque se sente seguro

gato-dormindo

Quando são bebês, os gatos dormem muito próximos a sua mamãe. Por uma questão de instinto, agora a mãe é você. Então, ele repetirá seus hábitos dos primeiros meses de vida. Se seu animal de estimação quer dormir em cima de você, é porque ele quer se sentir seguro ante um possível ataque. Ao estar em contato com você, ele sabe que nada de ruim poderá lhe acontecer.

2.Para se sentir mais confortável

Não importa se você comprou para ele a cama mais cara e um colchão que é mais alto do que o seu… não há nada que ofereça mais comodidade do que o corpo do dono. Ele aproveitará cada curva disponível para colocar suas patinhas, a barriga ou cabeça e assim ficará por várias horas.

3.Devido ao calor

Os animais costumam dormir estendidos sob o sol para receber calor de forma natural. De noite, como não há sol, devem prover-se de calor de alguma outra fonte. E seu corpo é perfeito para isso! Ainda que seja verão, o gato precisa desse calor para dormir. No inverno, eles desejam ainda mais poder dormir entre suas pernas e os cobertores.

4.Para proteger nossa alma

Nem tudo na vida do gato gira em torno de suas necessidades ou desejos. Ele também está alerta para cuidar de seu dono e o proteger, caso algo ruim aconteça. Os felinos se conectam às pessoas de uma forma mais que especial, através de sua energia. Eles podem ver a aura e detectar as energias más ou negativas que querem se apoderar de nós. Ante uma situação assim, “atacam-na” com suas boas vibrações… e nós dormimos tranquilos.

5.Para demonstrar amor

Quem disse que os gatos são ariscos e não nos amam? Se seu felino prefere dormir em cima você é porque ele te ama com paixão. Essa é uma das maneiras que ele tem para expressar o que sente, sem palavras e sem atos afetivos muito notórios (como quando um cão move a cauda ao chegarmos).

6.Para te acalmar

conselhos-para-que-seu-gato-seja-mais-sociavel

Se, assim que você chega em casa, a primeira coisa que faz é se deitar no sofá e em seguida o seu gato se deita em cima de você, é porque ele se deu conta de que as horas que você passou fora de casa te estressaram. Certamente você ouvirá e sentirá o seu lindo ronronar… esse som serve para nos tranquilizar e nos relaxar um pouco. Mais eficaz do que um banho de imersão!

7.Porque recorda seu passado

Os gatos sempre estão rememorando as épocas de recém-nascido, quando estavam aos cuidados de sua mãe. Por esse motivo, se além de dormir em cima de você, ele também te “amassar” com suas patinhas dianteiras, ele está colocando em ação um ato reflexo de quando se alimentava com o leite materno. Sem dúvida é outra demonstração de afeto da parte dos felinos e que é o mais importante para eles.

8.Para alertar de doenças

Como já dissemos antes, os gatos podem “farejar” as energias que nos rodeiam. Se seu felino insistir em dormir em cima de você, mas sempre em um mesmo lugar de seu corpo, dê atenção a este sinal. Possivelmente isso pode indicar alguma doença. Não se assuste, talvez não seja nada grave. Mas sempre vale a pena consultar um médico.