Meu gato está zangado?

Muitas pessoas que adoram os cães afirmam que preferem os caninos aos gatos porque os felinos são misteriosos e difíceis de entender. Entretanto, isso não corresponde à realidade. Venha conosco e você descobrirá se o seu gato está mal-humorado com apenas um olhar.

É verdade que até mesmo aqueles que têm gatos podem ter dificuldade em entendê-los de vez em quando, como quando apresentam alguma mudança de comportamento. Uma das coisas mais difíceis de reconhecer é quando o animal está com raiva.

Nesse artigo, vamos contar a você tudo sobre os gatos mal-humorados e como identificá-los.

Por que os gatos ficam de mau humor

adotar-um-gato-de-rua

Os gatos têm uma personalidade tranquila e pacífica. Geralmente os felinos não são muito nervosos, mas costumam ser bastante sentimentais.

Um dia desses, visitei uma amiga e ela me contou que um dos gatos da família adora o seu filho. Um dia, trouxeram um filhote de cão que encontraram na rua. Como era bem pequeno, a criança o encheu de atenções: levava o animal para o quarto, fazia carinho, dormia com ele e dava de comer…

Não demorou para que Gary, o gato da família, começasse a “soprar” para o cachorrinho, fazendo-o tremer. Em seguira, o felino parou de olhar para o seu dono e começou a fazer gestos de indiferença com o rosto.

No começo, esse comportamento era visto como engraçado e fofo, mas Gary foi se tornando cada vez mais agressivo com o pobre cãozinho e tiveram doar o cachorro para outra família, evitando brigas.

Mesmo assim, Gary ficou mais de uma semana sem responder aos chamados de seu dono, sem olhá-lo nos olhos e ignorando-o, demonstrando o quão magoado estava.

Essa experiência não significa que todos os gatos reagem da mesma forma quando um novo animal chega em casa, já que muitos cães e gatos convivem em harmonia. No caso de minha amiga, é possível que a culpa tenha sido dos próprios donos, por terem dado mais atenção ao “novo” amigo, deixando o bichano de lado.

O que queríamos mostrar com essa história é que os gatos se sentem mal quando não recebem todo o amor de que necessitam e acreditam ser merecedores. Essa geralmente é a principal causa de mau humor entre os felinos.

Como saber se meu gato está chateado comigo

Então, como podemos saber se nosso gato está chateado? Através de sua linguagem corporal.

Além de “soprar” o ar pelo focinho, existem vários outros gestos que o gato usa para demonstrar que está mal-humorado.

doenças comuns nos gatos

  • Orelhas para trás. Embora esse gesto signifique medo, em algumas situações ele pode indicar que o gato não está gostando de alguma coisa. Pode ser um carinho que ele está recebendo ou ele se sente irritado com a sua voz. Nesse caso, deixe o animal sozinho.
  • Rosna. Você deve aprender a diferenciar o ronronar do rosnado, pois representam coisas completamente diferentes. Se o seu gato rosna quando você faz carinho, pare e deixe-o quieto.
  • Ignora você. Se o seu gato costumava atender sempre aos seus chamados e, de repente, parou de fazê-lo, está mais do que claro: ele está com raiva de você. É possível que um novo membro tenha chegado na família, animal ou humano, você tenha convidados e esteja ignorando o bichano ou talvez o tenha deixado sozinho por muito tempo. É melhor se aproximar dele aos poucos e logo o mau humor passará.
  • Mostra os dentes. Se o seu gatinho mostra os dentes enquanto rosna, cuidado. Não tente acalmá-lo. Lembre-se de que os animais não sabem raciocinar. Afaste-se e ele virá até você.

Por fim, lembre-se de ficar atento aos perigos que possam rondar o seu gato e fazer com que ele fique com raiva. Às vezes o mau humor não passa de uma defesa contra algo de que ele não gosta e que talvez seja perigoso.