Por que os gatos comem grama?

Se você pensa que só os cães comem grama, está enganado. Os gatos também possuem esse hábito. Mas será que fazem isso pelos mesmos motivos que os cachorros ou existe alguma diferença? Neste artigo, iremos desvendar o mistério dos gatos que comem grama.

Se você tem um gato e também um jardim em casa, com certeza já surpreendeu o seu felino comendo pastagem mais de uma vez. E o pior, logo em seguida ele vomitou. Será que eles gostam de vomitar? Então por que fazem isso?

Por que os gatos comem pastagem?

gato_comendo_grama

Segundo veterinários, o fato de os gatos vomitarem após a ingestão de grama não é um problema. Também não está comprovado que comer pastagem é prejudicial para a saúde do animal, pelo contrário.

O organismo dos felinos não produz as enzimas necessárias para eliminar a matéria vegetal de que seu corpo não precisa. Portanto, quando eles comem grama e vomitam em seguida, estão eliminando toda aquela substância que não pode ser digerida.

Isso é muito importante, já que, ainda que seu felino seja um animal doméstico, ele também se alimenta de presas como ratos, pássaros ou baratas, de acordo com o acesso que tenham ao exterior. O gato não sabe diferenciar que parte das presas podem ser digeridas ou não, comendo-as inteiras, sem se importar com ossos ou penas. Isso pode obstruir o sistema digestivo e causar problemas de saúde.

O vômito causado pela ingestão de plantas permite que todas essas partes prejudiciais à saúde sejam expulsas, deixando o organismo do animal limpo e proporcionando-lhe bem-estar.

Dessa forma, podemos dizer que os gatos comem pastagem pela mesma razão que os cães: para acabar com um mal-estar.

Que efeito a grama tem em meu gato?

Mas por que a pastagem provoca esse bem-estar no corpo do felino? O segredo está na presença de ácido fólico na planta, uma vitamina essencial para que o organismo de seu gatinho  funcione corretamente. Além disso, essa substância é responsável pela formação de hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo sangue.

Acredita-se que a grama também cumpra o papel de laxante natural, evitando diversos problemas digestivos. É muito comum que o sistema digestivo dos felinos seja obstruído pelas famosas bolas de pelo. Ainda que, na maioria dos casos, eles consigam vomitá-las, é possível que algumas delas penetrem mais profundamente no organismo, sendo difícil expulsá-las.

Nesses casos, a grama serve como um empurrão, facilitando a expulsão das bolas de pelo. Não sabemos como os gatos sabem que esse vegetal os ajudará nessa tarefa, mas o fato é que eles sabem e procuram pela pastagem quando sentem algum tipo de incômodo estomacal.

Está comprovado, inclusive, que os felinos sabem se controlar, ingerindo apenas a quantidade necessária da planta quando precisam.

E se eu não tenho grama em casa?

gato_gordo_comendo_planta

Depois de ler este artigo, você se deu conta da importância que a grama tem na vida de seu gato. Se você mora em um apartamento, sem acesso a esse vegetal, não se preocupe, existe uma solução para tudo.

Em lojas especializadas em animais, assim como em algumas clínicas veterinárias, você poderá encontrar sementes que, quando plantadas, farão crescer pastagem em poucos dias. Você só precisará de um vaso e de um pouco de luz natural para que a planta cresça.

Se você tem um jardim, tenha muito cuidado. Controle o acesso de seu bicho de estimação às plantas, já que a única que é benéfica para a saúde dele é a grama. Alguns vegetais podem ser prejudiciais à saúde do animal.