Heróis de quatro patas: cães policiais

Cães policiais

Heróis de quatro patas é o nome de uma associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de encontrar um bom lar para os cães policiais que deixam de cumprir suas funções nas diferentes forças.

Uma boa aposentadoria para os cães policiais

No início de 2015 a associação foi criada por membros do Corpo Nacional de Policiais, como uma forma de reconhecer os muitos anos de esforço e sacrifício destes cães, que são considerados verdadeiros heróis.

Os integrantes do Heróis de quatro patas se definem como “amantes dos animais”. Conscientes das carências que existem na Espanha sobre o tema de aposentadoria dos cães de trabalho, eles procuram ajudar para que estes tenham uma boa vida na hora de se aposentarem do serviço.

Do mesmo modo, eles querem contribuir para que se conheça o trabalho dos cães que operam nas mais diferentes unidades caninas. Também, querem que estes sejam considerados como companheiros de trabalho e não como uma simples ferramenta de trabalho.

cão-policial

Como funciona o Heróis de quatro patas

A associação ajuda aos cães policiais aposentados das seguintes forças:

  • Forças e organismos de segurança, tanto do Estado, como autônomas e locais
  • Bombeiros
  • Amparo civil
  • Unidades militares
  • Empresas de serviços caninos
  • Segurança privada

Os animais são dados em adoção para aquelas pessoas que possuam mais afinidade com as características do cão.

Além disso, os cães são entregues:

  • Castrados
  • Com microchip
  • Vacinados
  • Com contrato de adoção

Quando chega o momento de se aposentarem, os cães policiais contam com uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conseguir a eles um bom lar, onde eles sejam amados e cuidados com responsabilidade

Cães heróis em busca de um lar

Os cães de trabalho têm uma carreira de entre 8 e 9 anos. Mas, em alguns casos, podem ser aposentados antes por causa de alguma enfermidade ou lesão.

Também, são colocados em adoção alguns animais mais jovens que, depois do adestramento específico, não reuniram as aptidões necessárias para cumprirem as funções para as quais foram treinados.

Os membros do Heróis de Quatro Patas tentam criar uma rede em todo o país, procurando pessoas solidárias e que se comprometam a oferecer amor e proteção aos cães que, por um ou outro motivo, deixaram de desempenhar estes trabalhos.

Existe uma raça ideal de cães policias?

Os cães policiais não precisam ser de uma raça específica, contanto que possuam as aptidões para desempenhar este tipo de trabalho. Inclusive são treinados animais mestiços recolhidos de diferentes canis.

Entretanto, as raças mais utilizadas continuam sendo:

Pastor Alemão

Pastor Belga Malinois

Golden Retriever

Rottweiler

Cocker Spaniel

Schnauzer Médio

Labrador

Cão d’água

Braco alemão

Vida cotidiana de um cão policial

Enquanto se encontram cumprindo com suas funções, os cães vivem com seus guias ou nas instalações que habilita cada força para tal efeito e são treinados diariamente.

Entre os diversos trabalhos que desenvolve um cão policial se encontram:

  • Detecção de explosivos e de acelerantes do fogo.
  • Busca de drogas.
  • Dissuasão de indivíduos que alterem a ordem em acontecimentos de massas considerados conflitivos ou de alto risco.
  • Localização de pessoas em grandes superfícies ou sepultadas sob escombros por causa de catástrofes naturais ou provocadas.
  • Descobrir pessoas escondidas, sobretudo nos casos de cruzamento ilegais de fronteiras entre países.
  • Busca e recuperação de cadáveres, restos humanos e fluídos biológicos.
  • Rastreamento de cédulas de dinheiro.

Características de um cão policial

cão-serviço

Para detectar um futuro cão policial, o treinador observa as características de cada animal e avalia para que trabalho ele será destinado.

Devem ser cães socializados de forma correta, para poder confrontar as distintas situações às quais serão expostos sem sofrer traumas ou fobias.

Além disso, têm que desenvolver um forte vínculo com seu guia e obedecê-lo de maneira incondicional, começando pelas regras básicas de treinamento e seguindo por questões específicas da atividade para a qual se destina.

Adote um herói de quatro patas

Se você quer adotar algum destes bichinhos que foram aposentados, ou colaborar com a associação, pode escrever para [email protected].

Com isso, você estará contribuindo para dar o calor de um lar para um cão que passou boa parte de sua vida trabalhando para velar pela sua segurança e bem-estar.