É hora de brincar com seu cão!

Compromissos, problemas e o trabalho podem ser tão estressantes que quando temos um tempo livre em casa só queremos dormir e descansar. No entanto, isso não é possível quando temos um cão em casa, que exige sempre a nossa atenção. Será preciso sair para caminhar na rua e também brincar com ele.

Mas como brincar com um cão, afinal? Que tipos de atividades podemos fazer juntos? Não se preocupe, neste artigos vamos responder a todas as suas dúvidas.

Como brincar com seu cão

cachorro brincando com homem

Brincar é muito importante para que o cão se sinta amado e para o seu bem-estar físico e mental. Abaixo, listamos alguns conselhos para que as brincadeiras com seu mascote sejam um prazer para ambos:

  • Cabo de guerra. Seu cão vai adorar essa brincadeira, já que ele tem um desejo inato por puxar com a boca tudo o que ele vê pela frente. Para este jogo, você precisa de brinquedo ou pelúcia grande o suficiente para que você segure uma ponta e seu amigo, a outra. Além de ser extremamente divertida, essa brincadeira ainda pode ajudar o seu cachorro a aprender comandos como “pegue” ou “solte”.
  • Jogar objetos. Outro comportamento típico dos cães é correr atrás de tudo o que se move. Não há muito o que explicar sobre como brincar disso com seu animal. Mostre a ele um objeto e jogue-o para que o seu peludo vá buscá-lo. O mais difícil será fazer com ele solte o brinquedo, mas essa é uma ótima oportunidade de ensiná-lo o comando de voz “solte” ou “me dê isso”.
  • Esconde-esconde. Esse não o jogo mais fácil de se brincar com um cão, mas com certeza resultará em boas risadas e muita diversão. Para brincar de esconde-esconde com seu bicho de estimação você precisará da ajuda de outra pessoa, que deverá segurar o seu cachorro até que você se esconda. Se quiser tornar as coisas mais fáceis, tenha à mão algum petisco ou brinquedo.
  • Vocabulário. Não, você não irá ensinar o seu cão a falar, mas ele pode aprender a relacionar objetos com um nome. Por exemplo, se há um brinquedo próximo, dê um nome a ele quando for oferecê-lo ao seu animal ou quando ele pedir para brincar. Diga a palavra “brinquedo” várias vezes para que seu peludo aprenda rapidamente.
  • Passe algum tempo com seu cão. Tente brincar com seu cão por, no mínimo, 15 minutos, todos os dias. Isso fará com que o vínculo entre vocês aumente e deixará o animal muito mais feliz.

Mais dicas para brincar com seu cão

Compre alguns brinquedos para o seu cão. Ainda que eles adorem correr e saltar, ter brinquedos é algo que os deixará loucos. Dê esse presente ao seu cão! Mas como escolher o brinquedo adequado?

cachorro brincando

  • Brinquedos ativos. Esses são os brinquedos que permitem que o cão corra atrás deles, morda-os e, finalmente, os destrua. Existe uma grande variedade para você escolher e seu cão dará dicas sobre o melhor a partir de seus gostos.
  • Brinquedos macios. Não escolha brinquedos duros de mais, pois eles podem machucar os dentes de seu cão.Eles devem ser adaptados para melhorar a dentição do animal ao invés de causar problemas.
  • Brinquedos para distrair. Eles podem ser mais caros, mas são excelentes para a agilidade mental de seu mascote e ajudam a entretê-lo. Geralmente, eles possuem uma espécie de cúpula que esconde petiscos ou algo que atraia o animal. O cão ficará entretido e tentará achar uma forma de obter a guloseima escondida.
  • Alterne os brinquedos. Os cães ficam entediados muito rapidamente. Dessa forma, encontrar 3 ou 4 brinquedos que seu animal de estimação goste ajudará você a alterná-los a cada dia, evitando que seu peludo perca o interesse por eles.

Essas são apenas algumas sugestões para que você brinque com seu cão, mas temos certeza de que, com um pouco de esforço, você encontrará muitas outras formas de se divertir com ele. Brinque com seu bicho de estimação, dedique tempo a ele e faça dele um cão feliz.