A importância do descanso para o seu animal de estimação

descanso

Em muitas ocasiões vemos o nosso cão dormir e o acordamos porque queremos que ele venha conosco para o sofá ou simplesmente para dizermos a ele algumas palavras carinhosas. Isto demonstra que, infelizmente, subestimamos o descanso de nossos animais e isto não é benéfico para eles. 

Queremos dedicar este artigo à importância que o sono e o descanso têm para os animais de estimação, para que você pense duas vezes antes despertá-lo sem nenhum motivo.

Por que o descanso de nosso animal de estimação é importante?

gato-dormindo

Do mesmo modo que nós temos que dormir algumas horas por dia, nossos animais de estimação também necessitam de seu tempo de descanso. Que os vejamos dormir de dia não significa que estejam sendo vagabundos porque já dormiram de noite. Isso também não significa que não tenham dormido durante a noite.

Para entender a importância do descanso de nossos cães devemos saber que eles têm ciclos de sono diferentes dos nossos e que, de acordo com a idade, eles dormem mais ou menos.

Descansar bem ajuda o cão em vários aspectos:

  • Estar de bom humor. Sim, os cães têm comportamento e personalidade própria. A falta de descanso pode alterar suas emoções e fazer com que o cão fique antipático e inclusive agressivo.
  • Paz interior. Um bom descanso fará com que o animal esteja tranquilo e não sinta ansiedade ou nervosismo interno, o que o leva a estar mal durante todo o dia.
  • Favorece a boa função de seu organismo. Assim como acontece conosco, nos cães, diferentes funções de seu organismo também trabalham durante as horas de sono. Um bom descanso permitirá que isto aconteça também no caso de seu animal de estimação.
  • Energia. Um mau descanso nos rouba toda a energia. Se seu cão não descansar como é devido, ele não terá energia para fazer seu exercício diário e isto poderá causar acelerações do coração e inclusive levá-lo à obesidade, caso o animal se negue a se exercitar.

Como vimos, a saúde de seu animal de estimação fica em risco se ele não descansar como se deve. Mas, para um bom repouso, é necessário mais do que simplesmente não o incomodar enquanto ele dorme, é preciso criar um ambiente adequado para o seu relaxamento e sono. Mas como fazer isso?

Criar um lugar ideal de descanso para o seu cão

Quais são os fatores que devemos levar em conta para criar um bom ambiente de descanso para o nosso animal de estimação?

cão-dormindo

  • O lugar. O lugar onde posicionamos a cama de nosso pet é muito importante. Se seu cão quer estar perto de você, mas você coloca a cama dele no outro extremo da casa, é provável que ele passe a noite tentando chegar perto de você. Isso irá causar estresse e ansiedade no animal, o que não irá ajudá-lo a dormir e a descansar como se deve.
  • A cama. Esta deve ser de um tamanho que permita ao animal dar uma volta e se deitar inteiro nela e que, quando ele quiser se enrolar, se sinta protegido. Teste diferentes texturas, mais duras ou mais macias, e que seja o próprio animal quem indique a qual mais gosta.
  • A iluminação. Embora pareça que isto não importa aos animais de estimação, não é bem assim. Eles têm seus gostos e preferências no que se refere a iluminação. Para saber o que seu cão prefere, observe onde ele costuma dormir normalmente, se em um lugar com luz ou, pelo contrário, prefere fazê-lo em áreas mais escuras, como entre os sofás ou debaixo da cama. Isto irá indicar a preferência de iluminação de seu animal para um bom descanso.
  • Leve em conta seus ciclos de sono. Deixe-o dormir quando quiser. Seu ciclo de sono funciona como o nosso, dormirá tanto quanto necessite. Pode parecer estranho vê-lo dormir várias horas à noite e várias horas durante o dia, mas é como seu corpo lhe pede para fazer. Não o desperte sem motivos.

Como vimos, o descanso de seu cão é tão importante como qualquer outra faceta de seu cuidado, por isso é vital que o leve em conta e que o ajude a descansar de maneira correta.