Por que é importante adestrar um cão?

Por que é importante adestrar um cão?

Ao ouvir a palavra adestramento talvez você pense que é uma prática que pode romper o laço que une você e seu animal de estimação, que isso irá te distanciar do bicho ou que mudará a personalidade dele. Isso está completamente fora da realidade. Às vezes, o desconhecimento dos benefícios que o adestramento traz ao seu cãozinho, faz com que muitas pessoas não vejam a sua importância.

Neste artigo vamos começar por partes. Veremos o que é adestramento, como ele beneficia o seu cachorro e qual é a melhor forma de adestrá-lo.

O que é o adestramento canino?

Adestramento canino

Existem várias ideias sobre esse assunto. Uns pensam que se trata de fazer com que o seu cachorro seja como um robô sem sentimentos, outros creem que o adestramento se limita a cachorros esportistas ou com disciplinas especiais e que não é necessário para os animais de estimação.

Como poderíamos definir então o adestramento canino? É um processo pelo qual se consegue que o animal, nesse caso um cachorro, possua uma destreza e consiga mantê-la.

Isso sim, se você decidir adestrar o seu animal de estimação, tem que estar consciente que é um processo contínuo, ou seja, algo para toda a vida. Você não pode tentar adestrá-lo, acreditar que ele já está treinado, e depois parar de treiná-lo.

Da mesma forma que acontece com qualquer outro tipo de disciplina, como a música, o desenho, a escultura, é preciso praticar e praticar para que você não esqueça o que foi aprendido.

Qual benefício traz adestrar o meu cachorro?

Ainda que para o adestramento se necessite disciplina, nunca utilize os maus-tratos. Somente é preciso firmeza para que o animal entenda que quem manda não é ele e que há certas ordens que ele deve obedecer.

Um cachorro adestrado será um cão educado que saberá estar em cada situação e que não precisará receber suas broncas vez ou outra. Isso, por sua vez:

  • O fará mais feliz;
  • Diminuirá seu estresse;
  • Fará com que ele perceba muito mais o seu amor;
  • Será sociável com outros cachorros e pessoas;
  • Crescerá seu vínculo com você.

São muitas as crenças sobre a melhor maneira de educar ou adestrar um cachorro, como, por exemplo, utilizando o jornal e outras opções não muito agradáveis para seu animal de estimação. Esqueça tudo isso. Isso não é adestrar, é martirizar.

Como posso adestrar o meu cachorro?

Em vista do que foi dito anteriormente, qual é a melhor forma de adestrar o meu cachorro? Eu sempre te digo esta mesma frase: amor, perseverança e carinho, e, nesse caso, muita paciência.

Fazer com que seu cachorro obedeça a suas ordens, mesmo que sejam simples, ou que assim pareçam, como sentar, vir ou soltar algo, não é uma tarefa fácil.

Antes de começar a treiná-lo, se você for fazer sozinho, deve pensar se está preparado emocionalmente para aguentar as suas “desobediências” (que são normais) nas primeiras sessões de adestramento. Se isso acontecer, siga em frente, caso contrário, sempre é possível contratar um profissional.

É preciso considerar vários fatores ao treinar um cachorro:

Filhote

  • O lugar. Se você escolher um lugar em que hajam muitas distrações, é provável que o seu cachorro não preste atenção em você. Procure um lugar onde ambos possam ficar relaxados, e no qual o animal possa se sentir à vontade e ouvir a sua voz com clareza.
  • O momento. Se você quiser adestrar o seu cachorro com sucesso, não escolha momentos inapropriados, como a hora de comer, por exemplo. Depois de comer também não é uma boa ideia, é possível que o animal sinta sono e não consiga manter um bom nível de concentração.
  • Os métodos. Não tente adestrar o seu cachorro se você não souber como fazer. Hoje em dia, temos uma ferramenta maravilhosa chamada Internet, com a qual você pode saber o que é necessário para que cada desejo que você queira ou precise do seu cachorro seja obedecido. No entanto, seu veterinário pode te ajudar e dar bons conselhos a você. Porém, lembre-se que o sucesso de um bom adestramento são os métodos, esqueça os mitos e adestre seu animal de estimação com amor e carinho.