Inapetência: Meu cachorro não quer comer, o que eu faço?

Um cachorro perder o apetite não é algo normal. Isso pode ocorrer devido a diversas razões, tanto físicas como psicológicas, é importante encontrar a causa de forma rápida para poder solucionar o problema e para que o animal volte a se alimentar de forma adequada rapidamente.

Em casos como este, impõem-se, então, a observação, a análise das possíveis causas e uma visita ao veterinário.

Motivos pelos quais um cachorro não quer comer

Cachorro cheirando comida

Se um cachorro está fisicamente são, é pouco provável que ele perca a vontade de comer, salvo se deteste o alimento que você está lhe proporcionando ou queira chamar a atenção de seus donos dessa maneira.

Dentre as causas que podem provocar a inapetência de um cão, encontram-se:

  • Algum tipo de câncer, infecções sistêmicas, doença dental, dor, problemas de fígado ou hormonais, insuficiência renal ou alguma obstrução em seu intestino.
  • Está tomando antibióticos ou anti-inflamatórios.
  • Tomou vacinas recentemente.
  • Modificações bruscas em sua vida cotidiana: mudança de residência, viagens, nascimentos ou mortes dentro do grupo familiar, discussões no lar, divórcio e qualquer outra situação que o altere e que provoque tristeza, medo, nervosismo, depressão ou ansiedade.
  • Uma mudança na marca ou na qualidade da ração que consome de forma habitual.
  • O alimento que você lhe oferece não é o adequado para sua idade e tamanho. Por exemplo, um cão de raça pequena precisa de petiscos conforme o tamanho de sua pequena boca.
  • Recebe muitas recompensas ou parte dos alimentos que os humanos estão comendo. Aqui, pode acontecer que o animal fique satisfeito com estes “extras” – que, por outro lado, não cobrem suas necessidades nutricionais de maneira adequada – ou que recuse sua comida habitual por não ser tão apetitosa quanto as outras opções que lhe oferecem.
  • O animal está entrando na terceira idade e suas necessidades energéticas já não são mais os mesmos, além do mais, é muito provável que um cão idoso comece a perder o olfato e o paladar.

Como agir frente a inapetência do cão

Cachorro

Se seu cão passa mais de três dias sem comer, é necessária uma visita ao veterinário para determinar as causas e definir os passos que você deve seguir para a sua recuperação.

As possíveis soluções dependerão dos motivos que provocam a perda de apetite em seu cachorro. Em caso de depressão ou patologias físicas, deverão ser proporcionados tratamentos específicos que terão que ser indicados e supervisionados por um profissional.

Daremos a você algumas opções que podem contribuir para que o seu amigo recupere o apetite:

  • Dar a ele alimentos mais atraentes, levando em conta que os cães escolhem sua comida, em primeiro lugar, pelo olfato.

Você pode alterar para uma ração úmida, que sempre é mais saborosa. Também há a possibilidade de que você lhe prepare um delicioso prato caseiro. Neste caso, consulte o veterinário sobre a melhor forma de suprir as necessidades nutricionais do animal.

Você também pode umedecer a ração seca com água quente para torná-la mais palatável, isso potencializará o aroma do alimento. E lembre-se que é importante guardar os biscoitos e outros petiscos bem fechados e em lugar fresco e seco, para evitar que percam o cheiro.

  • Passeie e brinque bastante com o seu cão antes da hora de sua comida.
  • Como uma exceção – não seria ideal que se tornasse um hábito – você pode lhe oferecer o alimento com sua mão para o estimulá-lo a comer.
  • Dê-lhe a comida em horários regulares.
  • Tente fazer com que o momento de se alimentar seja divertido para o seu cachorro. Você pode oferecer-lhe um brinquedo dispensador de comida, ou pedir-lhe que cumpra uma ordem e recompensar com um alimento quando ele cumprir.
  • Modifique a situação habitual quando você for alimentá-lo. Se o habitual é que coma junto com outros animais, faça com que ele coma sozinho. Tente também mudar o comedouro ou colocar em uma altura ou local diferente.
  • Agradá-lo com mimos e carícias, sobretudo ante situações do meio familiar que possam estar afetando o estado emocional do cão.

Tenha em mente que esta situação de inapetência não pode se estender por muito tempo, já que o seu animal ficaraá cada vez mais fraco e poderá ter comprometido o seu sistema imunológico.

Com paciência e imaginação, apoiando-se sempre na ajuda do profissional veterinário, certamente você encontrará a solução para que o seu cão volte a ser um animal feliz e que se alimente de forma regular e saudável.