Como interpretar os miados de seu gato

Os miados dos gatos

Todos nós sabemos o que um gato está sentindo quando o escutamos ronronar ou o que ele quer quando se esfrega contra nós, mas o miado é a principal forma de comunicação dos gatos. Em estudos recentes, uma grande quantidade de cientistas está de acordo que os gatos têm, em média, 70 miados diferentes.

Os miados podem variar de acordo com o estado de ânimo, das circunstâncias, do meio, da personalidade do gato e em função de estarem miando para um outro gato ou a para uma pessoa.

Mas, como saber para quem estão sendo dirigidos os miados de seu gato? E como saber diferenciar o que quer dizer cada um de seus miados?

Por que os gatos emitem miados?

Gato miando

Os gatos emitem miados para se comunicarem com outros de sua espécie e também com os seres humanos. O que eles dizem entre eles é difícil de saber, mas podemos saber o que os miados de nosso gato querem nos dizer como quando, por exemplo, ele tem fome, que está contente de ver você ou que está nervoso com algo.

A linguagem dos gatos é bastante simples, mas descobriu-se que os miados se desenvolvem mais em gatos que vivem com os humanos, já que os gatos costumam utilizá-los com maior frequência para se comunicarem conosco e para pedirem o que desejam ou, ainda, expressarem o que sentem.

Podemos reconhecer os diferentes tipos de miados pela duração, pela intensidade e pela entonação dele. Vejamos como:

Tipos de miados

Em que se diferenciam os miados dirigidos aos humanos dos que são dirigidos a outros gatos? Normalmente, os miados mais fortes e alongados, com uma maior intensidade, são os que são dirigidos a outros gatos. 

O por quê ou o para quê, continuará sendo um mistério, mas sim podemos saber o que os miados de nosso gato significam quando eles se dirigem a nós. Vamos analisar isso melhor.

Miados suaves

São aqueles que o seu gato utiliza para cumprimentar você. Soam de forma carinhosa e doce e, ainda que talvez você possa vir a escutar esse tipo de miados em outras ocasiões, a maioria das vezes eles serão utilizados para o cumprimento.

Miados prolongados e fortes, entrecortados

Estes miados, você os escutará normalmente de noite, portanto eles soarão mais incômodos para você. Mas não se assuste, seu gato está bem, só está no cio.

Miados desconhecidos

Se você ouve o seu gato miar algum tipo de miado que não lhe soa familiar, a resposta pode ser esta: em vez de um gato, você tem uma gata. Sim, quando as gatas dão à luz, “inventam” um novo miado que permita aos filhotes a reconhecerem e estabelecerem um vínculo especial com ela.

Miados comunicativos

Gatinho miando

Quando o gato quer ser comunicar com você, ele o fará com miados breves, com pouca intensidade, beirando o sussurro. A verdade é que os gatos são hipersensíveis aos sons, inclusive àqueles que nem sequer nós sabemos que existem.

Por isso, eles são capazes de reconhecer o nosso estado de ânimo.

Baseando-se nisso, seu gato personalizará seus miados para se comunicar com você, “fazendo você ver que ele te entende”. Segundo o seu gato sinta o seu tom de voz, assim serão os miados dele para você, que terão o objetivo de apoiá-lo, consolá-lo e, até mesmo, felicitá-lo.

Parece estranho, mas comprovou-se que a convivência com os gatos cria um vínculo especial com os seus donos e que seus miados têm mais relação com isto do que com as circunstâncias e com o meio.

São muitas as pessoas que dizem que não gostam de gatos porque eles parecem pouco expressivos ou que não se sabe muito bem como eles irão reagir. Daí surgiu o rumor de que os gatos são traiçoeiros.

No entanto, agora já sabemos que a forma dos gatos se expressarem através de miados é muito característica e detalhada. Em cada gato é diferente, por isso dedique algum tempo para analisar os diferentes miados de seu gato.

Talvez ele emita um miado que você nunca tinha escutado e, observando isso, você será capaz de encontrar uma relação entre o miado e a causa que o motiva.