Intuição em cães

A intuição é baseada na observação e na astúcia. Mas você sabia que os cães são tão perspicazes e intuitivos quanto os seres humanos? Em desastres naturais, como um tsunami ou terremoto, os cientistas descobriram que muitos animais, especialmente os cães, podem fugir antes que a catástrofe ocorra.

Segundo a pesquisa, os cães tendem a perceber as ondas sonoras e as vibrações. Assim, pouco tempo antes que aconteça o desastre natural, podem correr para terrenos mais seguros e serem salvos.

Os seres humanos também podem detectar essas vibrações. No entanto, essa sensibilidade é muito menor porque, geralmente, quando elas ocorrem as pessoas tendem a prestar atenção a outros estímulos.

Por outro lado, os cães podem detectar alterações reveladoras na maneira em que seus donos agem. Nesse sentido, animais que são guias visuais, podem sentir mudanças na linguagem corporal dos seus donos.

Sexto sentido?

Os cachorros têm sexto sentido?

Nos anos de 1970, na cidade chinesa de Haicheng, observou-se o aviso dado pelos animais na área e a população pode evacuar o local antes que houvesse um terremoto de magnitude 7,3.

Outro estudo com 200 cães mostrou um aumento de 50% na atividade e na ansiedade deles um dia antes de um terremoto de magnitude 6,8 ocorrer.

A intuição em cães também tem sido uma fonte de inspiração para muitos cineastas. Filmes de zumbis, por exemplo, sempre mostram cães atentos ao ataques dos mutantes.

A intuição dos cães também é altamente valorizada quando se trata de segurança. Muitas pessoas usam seus animais de estimação para avisá-las sobre intrusos ou fogo.

Frequentemente, utiliza-se cães com pacientes diabéticos, os pequenos peludos podem perceber uma queda no nível de açúcar dos doentes. Por esse motivo, eles se tornaram uma ferramenta valiosa no tratamento médico de algumas doenças.

Eles têm a capacidade inata para alertar os seus donos sobre uma iminente queda no seu nível de açúcar do sangue.

Casos curiosos

Casos curiosos acontecidos com cães

A capacidade de adivinhar o que acontece com seus donos também abrange a outros animais, mas é muito mais comum em cães.

O dono de um cachorro Pastor Alemão foi avisado que o seu animal poderia alertar sobre o que acontece com os outros animais de sua fazenda

Um caso específico foi quando o cão dele parou e olhou o celeiro que estava a cerca de 100 metros de distância. Ele latiu de repente, até que então seu dono foi investigar.

O homem olhou nos arredores e não viu nada de estranho, até que ele foi para o celeiro. Lá, ele foi capaz de observar que um cavalo tinha se prendido à parede e não conseguia se soltar sem ajuda.

Este mesmo cão alertou ao seu dono, em outras ocasiões, que havia cavalos soltos e que um dos cavalos estava prestes a dar à luz.

Por outro lado, de acordo com os pesquisadores, os cães nos avisam quando alguém está prestes a chegar. Eles levantam a cabeça e o pescoço para olhar pela janela.

Mas, isso é um sexto sentido ou o animal é tão sensível que ele pode ouvir o som dos passos à longa distância? Ou, na verdade, ele desenvolve, baseado na rotina dos donos, uma percepção que lhe permite saber quando é que alguém vai chegar?

Um estudo, por exemplo, relatou que os cães podem sentir a chegada de seus donos em suas casas. Para verificar isso, a pesquisa observou o comportamento dos cães quando seus donos saiam de casa.

De acordo com o registro, o resultado foi surpreendente. O cão pode detectar, minutos antes, a chegada dos donos. Como eles sabiam? Eles pulavam em direção à porta, colocavam o focinho em uma janela ou, ainda, alguns, latiam.

Finalmente, não há dúvida que a intuição de um cão é um recurso valioso para nossas vidas e, se pudermos escutá-los e interpretá-los, podem nos salvar de muitos inconvenientes.

Seja através de sua grande audição ou olfato, nossos amigos peludos, ou outros animais, sempre nos alertam sobre o que acontece ao nosso redor.

A ciência pode explicar algumas das coisas que eles fazem, mas outras ainda permanecem um mistério que talvez nunca chegaremos a entender.