Jogos para fazer em casa com seu cão nos dias de chuva

Jogos para cães

Para os momentos do ano em que as chuvas são cada vez mais frequentes, é necessário ter uma estratégia para que nossos animais de estimação não venham a passar mal, especialmente se eles tiverem que permanecer vários dias em casa. Para isso, trazemos a você algumas dicas de jogos para fazer em casa com seu cão nos dias de chuva.

Por que jogar com eles?

Jogar é uma das atividades mais importantes que você pode realizar com o seu animal de estimação, não só porque beneficia a relação e fortalece os vínculos, mas também porque ajuda o cão a gastar energia e evita acumular estresse, produto de estar trancado em casa.

Parte da saúde emocional do cão está relacionada com a quantidade de atividades que ele realiza, sem importar se estas implicam em desgaste físico ou não. Basicamente, o que o cão precisa é estar ocupado.

Tirar alguns momentos do dia para jogar com ele alguns jogos que estimulem sua inteligência, o desafie e o estimule será muito valioso, em especial nos dias em que o seu cão não pode sair de casa e o tédio poderá ser uma verdadeira ameaça.

Jogar com o seu cão em casa evita algumas situações

Dona brincando com seu cão

O tédio e a acumulação de energia se desdobram em diferentes problemas de comportamento, por exemplo:

  • Urinar e defecar em lugares não designados para este fim;
  • Danos em seus objetos;
  • Latidos excessivos;
  • Doenças derivadas do estresse.

Portanto, a seguir daremos a você algumas ideias para que você possa desenvolver jogos com o seu cão e assim ajudar em sua estabilidade física e emocional:

Caça ao tesouro

Um jogo perfeito para os dias de chuva e que envolve uma atividade que eles gostam muito, o rastreamento, em conjunto com o sentido que eles têm mais desenvolvido, o olfato.

O jogo é muito simples:

Esconda em sua casa um petisco enquanto o seu cão está em outro cômodo da casa. Depois, deixe-o entrar e indique a ele os lugares onde ele deverá procurar com a ordem de “procura”.

Este jogo lhe tomará um pouco de tempo, mas na medida em que ele entender do que se trata, ele irá demonstrar maior agilidade.

Esconde-esconde

Outro jogo que poderá divertir o seu cão é o esconde-esconde. Você poderá jogá-lo com o seu cão de duas formas:

  • Peça a alguém que segure o seu cão enquanto você se esconde, depois assovie ou de algum outro sinal para que a pessoa liberte o seu animal de estimação. Tente chamar a atenção do cão sem ser muito evidente. Você verá como ele começará a procurar por você.
  • Se você tem espaço, pode jogar uma bola ou outro brinquedo que ele goste. Assim quando ele sair atrás da bola ou do brinquedo, você corre para se esconder. Quando ele voltar com o brinquedo, sairá a sua procura para que continuem com a atividade.

O jogo da escada

Cachorro brincando

Parece complicado? Mas não é. O jogo da escada foi desenvolvido para aqueles cães que geralmente têm muitíssima energia.

O objetivo é cansar o cão o máximo possível sem que você se esgote no processo, em especial se você já possui em sua casa os elementos que poderão ajudar você neste jogo.

Neste caso estamos nos referindo, é claro, às escadas de sua casa. Pegue o brinquedo favorito de seu cão, jogue-o escada abaixo e ordene ao seu cão que o pegue.

Assim que ele lhe trouxer a bola, jogue-a novamente. Você verá como além de se divertir, o seu cão se cansará rapidamente.

Jogos desenvolvidos por você

Tenha em mente que, para divertir o seu cão, a criatividade é sua ferramenta principal. Não são necessários artigos complicados e nem muitos recursos.

Você simplesmente deve ter em mente que estes sejam objetos de bom tamanho para que ele não os engula, que partes não se desprendam e que não sejam feitos com materiais que podem machucar ou prejudicar o seu cão de alguma forma.

Portanto, divirta-se procurando materiais com os quais você possa fazer coisas para seu cão: podem ser simples sopas congeladas, varas ou bolas feitas com trapos. O importante é que você desenvolva uma estratégia para que o seu cão permaneça distraído.