Jogos de inteligência para cães

Jogos de inteligência para cães

Os cães são animais muito inteligentes. No entanto, suas habilidades devem ser desenvolvidas através de jogos de inteligência para cães, especialmente para incentivar a aprendizagem e o bom desempenho de seus reflexos, músculos e cérebro.
Tenha em mente que parte de ser um bom dono, é estar ciente das necessidades que seu cão tem, especialmente em relação ao desenvolvimento. Portanto, você pode obter alguns brinquedos para se encarregar disso.

Sobrevivência e instinto

Em seu ambiente natural, cada animal é responsável pela sua própria sobrevivência e deve aplicar toda a sua engenhosidade a fim de se alimentar, ter abrigo e segurança garantidos.

Por isso, o poder do cérebro é vital e o poder de tomar decisões rápidas, por exemplo, no momento de selecionar presas, esconder a sua prole, entre outros. Muitas das atividades são voltadas para aguçar os sentidos e torná-los predadores perfeitos.

Com animais de estimação o processo é um pouco diferente. Como eles não vêem a necessidade de procurar abrigo,  alimentos ou proteção, devem desenvolver atividades alternativas para treinar suas habilidades.

 

Cachorro mordendo brinquedo

 

Felizmente, agora você pode obter “brinquedos de inteligência” para cães, mas se você quiser economizar um pouco ou é alguém que prefere fazer coisas artesanais, também é fácil fazer alguns desses jogos em casa.

Mestres de aprendizagem

Não existe um animal de estimação que permite uma maior variedade de jogos, esportes e opções de educação e formação que os cães. Felizmente, para isso, as opções estão na ordem do dia.

Por exemplo, uma boa maneira de controlar e corrigir os maus hábitos é manter seu cão ocupado.

Algumas ideias práticas e fáceis

Algo que é especialmente necessário é manter o cão ocupado enquanto ele permanece dentro de casa, especialmente se ele passa muito tempo sozinho.

Um brinquedo que ele gostará e não exigirá muita supervisão é “mesa plug” que consiste em uma placa de madeira com furos fechados com tampas. Dentro dele tem alguns saborosos pedaços de comida que seu cão gosta. O jogo consiste no cão decifrar como chegar até a recompensa. Até descobrir como retirar as tampas, ele não conseguirá acessar o delicioso prêmio.

Mas não se preocupe, o jogo é fácil, embora num primeiro momento, vai demorar um pouco para que o cão entenda a dinâmica. Portanto, deixe ele se concentrar e não seja impaciente com as tentativas dele; lembre-se que a frustração também é parte do processo de aprendizagem.

No entanto, você não necessariamente precisa ter uma mesa plug: para fazer este jogo apenas o suficiente para esconder uma recompensa debaixo de qualquer tipo de recipiente que não seja muito fácil de ser aberto pelo seu cão, mas que não seja impossível de ser aberto. Tudo o que ele vai precisar é de determinação e um focinho apurado.

 

Cachorro deitado na grama com bolinhas

Se desejar, você pode adicionar um nível de dificuldade no jogo usando dois tipos de contêineres no esconderijo. Por exemplo, coloque o doce em um balde dentro de uma caixa maior.

Um jogo interessante que tem sido desenvolvido para incentivar cães a resolver problemas é uma espécie de ábaco, em vez de peletes de plástico ou de madeira é colocado doces em um sistema que libera a recompensa quando o cão acerta determinada sequência. A ideia do jogo é mover as bolas que contêm doces até que elas caiam e o cão possa pegar.

Gradualmente, o seu cão vai se acostumar com esses jogos, por isso vai ser essencial encontrar novas formas de estimulá-lo, ou ele não irá se cansar e não vai responder com o mesmo entusiasmo e além disso, irá alcançar a recompensa muito rápido.