Uma luta pela conservação dos ursos no Vietnã

Conservação dos ursos

Não sabia muito bem como começar a escrever este artigo, pois as minhas emoções deram voltar após ler uma notícia como esta. A impotência que senti ao ver a crueldade com a qual nós, seres humanos, tratamos os animais somente para o nosso benefício econômico me leva a sentir vergonha alheia.

Por outro lado, fico feliz em escrever artigos como este, que espero que se difundam ao máximo para que todos saibam o que estamos fazendo: destruindo nosso precioso planeta. É como se os animais nos incomodassem, como se quiséssemos tirá-los da Terra. Bom, estamos conseguindo fazer isso.

Não perca este triste e comovente história, que ao mesmo tempo nos traz perspectivas de dias melhores, sabendo que há quem lute pelos direitos dos animais.

O tremendo uso dos animais no Vietnã

Urso

No Vietnã existe a tradição de usar partes dos animais selvagens em comidas ou remédios com o único fim de demonstrar ter mais do que os outros: a exibição do estilo “ostentação” de vida.

Obviamente isso é um grande negócio, e este tipo de substâncias costuma ser muito caro, por isso ter dinheiro para comprá-las é uma demonstração de egocentrismo que infelizmente inunda a sociedade humana.

Não se trata somente de ursos, mas também de tigres, tartarugas e outros animais em extinção. Há inclusive restaurantes “gourmet” que os servem como se fossem especialidades locais. Os empresários levam seus clientes a este tipo de restaurante para impressioná-los. Como pudemos chegar a isso? Onde nos levará esta crueldade gerada pela avareza?

O que está acontecendo com os ursos no Vietnã?

Creio que fugi um pouco do tema, por isso vamos retomar e falar sobre os ursos no Vietnã. Acontece que existe esta tradição vietnamita de usar partes de animais como remédios, levando a crer que a bile dos ursos tem a capacidade de curar doenças graves, melhorar a visão e até combater o câncer. Ainda não foi ouvido nenhum caso de pessoa que tenha vencido o câncer por causa da bile dos ursos, mas enfim… Sigamos.

A pergunta que deve estar surgindo na sua cabeça é: bile? Como ela é extraída dos ursos no Vietnã? A resposta é tão simples que pode ser dita em uma só palavra: buraco. Sim, você ouviu bem. Depois de ter durante vários anos os ursos do Vietnã enjaulados, já que esta prática é levada a cabo em locais de criação de animais, os humanos fazem um buraco nos ursos enquanto eles estão vivos e acordados.

Este buraco é feito em uma parte do abdômen onde se encontra a sua vesícula biliar, e não é utilizada nenhum tipo de anestesia no animal. Apenas uma espécie de calmante que faz com que ele fique levemente atordoado. Este buraco é do tamanho de uma bola de tênis, e infelizmente os homens não têm a decência nem a cortesia de fechá-lo ao final do processo, por isso o animal fica com um buraco em seu corpo, através do qual estará exposto a diversas doenças e infecções.

Consequências para os ursos no Vietnã

Obviamente, ter um buraco com estas características em seu corpo não deve ser algo nada agradável nem leviano. De fato, não faz muitos anos que foi publicada uma notícia em um jornal asiático: uma mãe urso matou seu bebê e, em seguida, se suicidou batendo sua cabeça porque não era capaz de suportar a dor.

Muitos ursos caem em depressões graves que os levam ao suicídio, e outros nunca voltam a ser os mesmos. Infelizmente, a consequência cruel é que hoje em dia há apenas 100 ursos no Vietnã vivendo em estado de liberdade, em seu habitat natural, algo triste demais para podermos pensar a respeito.

A luta para solucionar esta situação

Sem dúvida, os ursos do Vietnã são um tema ao qual deveríamos prestar bastante atenção. Por sorte, há pessoas que tentam combater o problema, ainda que não pareçam estar obtendo muitos resultados no momento. Em algumas ocasiões, mesmo quando os governos sabem do que está acontecendo, eles não se preocupam em ajudar e se conformam em ter a sua parte do dinheiro que é obtido nesta indústria cruel.

No entanto, há pessoas defensoras que não se rendem, estão dispostas a acabar com esta tradição vietnamita assim como com seus locais de criação, que não apenas prejudicam os ursos no Vietnã, mas também muitos outros animais de estão em perigo de extinção.

Há muitas hipóteses de como chegamos ao mundo, nós e os animais, mas se a ideia de que há um criador estiver correta, não posso imaginar como ele se sente ao ver este desamor e a ambição que o ser humano sente. Uma falta de respeito que leva a matar pessoas e animais com um único objetivo: dinheiro.

 

Créditos das imagens: M. Campo.