Medicamentos de seres humanos podem ser perigosos para os cães

Quando temos um cão, uma das grandes questões em que pensamos é se o nosso animal de estimação pode tomar medicamentos que, muitas vezes, são prescritos para os seres humanos. A resposta é sim, uma vez que existem medicamentos para o uso humano que os cães podem utilizar em uma base regular.

Mas você tem que ter muito cuidado porque também existem alguns medicamentos que podem ser tóxicos. É por isso que sempre é aconselhável obter instruções específicas do seu veterinário sobre a dosagem correta.

O Meus Animais discutirá agora o uso de medicamentos de seres humanos em cães.

Dados a considerar

cuidado com os medicamentos de humanos em cães

Se seu cão está farejando e percorrendo cada centímetro quadrado do piso de sua casa à procura de coisas para colocar na boca, você deve tomar certas precauções.

Os animais de estimação são curiosos por natureza e o seu, como a grande maioria, provavelmente também está levando à boca qualquer item para degustar.

É por isso que você deve estar alerta e deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que ele tenha contato com substâncias perigosas.

Cães de pequeno porte são mais propensos a sofrer problemas do que os de grande porte, se ingerirem medicamentos de humanos.

Um analgésico, como o naproxeno, é tóxico para cães. O mesmo vale para os medicamentos que são comumente prescritos para tosses, resfriados ou sinusite. Estas drogas podem ter um efeito dramático sobre o coração de um cão.

Algumas vitaminas que são geralmente prescritas para os seres humanos também podem ser tóxicas para animais de estimação, particularmente as vitaminas lipossolúveis como A, D e E.

Seu animal de estimação é incapaz de lidar com as mesmas doses de medicamentos designadas para um ser humano adulto.

Ele também é uma criatura biológica, porém diferente de você. Isso significa que o corpo do seu animal de estimação não processa o que é ingerido da mesma forma que você faz.

Como regra geral, nunca é uma boa ideia – supondo que você tome um medicamento para dor, coceira ou dor de estômago – dar para um animal de estimação com os mesmos sintomas, o mesmo medicamento.

Medicamentos adequados para o seu cão

atenção aos medicamentos adequados ao seu cão

Existem dois tipos de medicamentos que foram criados para as pessoas e se revelaram muito úteis para os animais de estimação, estes são os antidepressivos e as drogas anticâncer.

Certos antidepressivos podem ser eficazes no alívio de distúrbios emocionais ou alguns comportamentos como a ansiedade da separação e agressão.

Por outro lado, existem alguns tipos de quimioterapia para cães com câncer, principalmente as novas, que estão sendo usadas em medicina veterinária para certos tipos de câncer em remissão, ou mais comumente para expandir a quantidade e a qualidade de vida dos animais diagnosticados com câncer.

Medicamentos tóxicos para o seu cão

Analgésicos como o paracetamol, anti-inflamatórios como o ibuprofeno, alguns nomes de marca conhecidas como Advil, Motrin, Nuprin, Aleve e Tylenol podem ser prejudiciais para os cães.

Medicamentos para a tosse, constipações ou sinusite que contenham pseudoefedrina, que é um descongestionante, podem prejudicar ainda mais a saúde do seu animal de estimação.

Fique atento para marcas como Sudafed, Advil Cold & Sinus, Tylenol Cold, Theraflu, Nyquil e muitas outras.

Alguns antidepressivos e medicamentos para tratar os sintomas de déficit de atenção e medicamentos para tratar a diabetes também são perigosos. O mesmo acontece com os derivados da vitamina D, como calcitriol (Rocaltrol, Calcijex) e calcipotriene (Dovonex).

Preste atenção a relaxantes musculares. O baclofeno é uma das drogas mais nocivas para a saúde do seu animal de estimação.

Outras drogas tais como fluorouracil, de uso tópico, prescrito para tratar cânceres de pele menores, tendem a ser letais. Uma pequena quantidade da droga pode causar a morte de seu animal de estimação.

É tão prejudicial que é recomendável que os proprietários que utilizarem esse medicamento não toquem seus animais, para evitar qualquer tipo de envenenamento. Os remédios prescritos para tuberculose, como a isoniazida, em animais, também podem causar os mesmos problemas.

Se você suspeitar que seu animal tenha ingerido algum destes medicamentos, ou tem estado em contato com eles, não entre em pânico. O socorro rápido é muito importante.

Vá rapidamente para o veterinário do seu cão e tente se manter calmo, já que muitas vezes o pânico tende a interferir com o processo de ajuda ao seu animal.