Medicamentos humanos proibidos para cães

Imagine que você está com muita dor de cabeça e que, mesmo procurando, não consegue encontrar um remédio para aliviar o seu problema. Então você vê uma medicação no kit, que foi prescrita pelo veterinário para o seu cachorro, para essa dor da qual, no momento, você se queixa. Certamente, se não perdemos a nossa capacidade de julgamento por causa da dor, em nenhum momento nós tomaríamos o medicamento do nosso cão

É mais provável que façamos o sentido inverso, já que pensamos que não estamos fazendo nenhum mal ao nosso animal de estimação se dermos a ele um medicamento que foi desenvolvido para nós, humanos.

No entanto, é um grande erro que você não deve cometer jamais. Além disso, você deve saber que existem drogas humanas proibidas especificamente para cães. Então vamos ver quais são elas.

Os medicamentos humanos não funcionam em cães

Medicamentos humanos que não funcionam para cães

Não pense que a medicação que funciona para você também será útil para o seu cachorro.

Tenha muito cuidado com o local em que você armazena os remédios em sua casa, para evitar a ingestão acidental. Se seu cachorro encontrar um medicamento, ele não hesitará em comê-lo.

Por esta razão, é essencial ter um cuidado especial com estes cinco medicamentos humanos proibidos para cães e, que, veremos abaixo. Você nunca deve dá-los ao seu cachorro.

Claro, e também não os deixar onde ele possa alcançá-los. Caso ocorra algum acidente deste tipo, não pense que você não está cumprindo bem com o seu papel de dono. No entanto, se você quiser cumpri-lo da melhor forma possível, nós ajudaremos.

Medicamentos humanos proibidos para cachorros

Remédios proibidos para cães

  1. Anti-inflamatórios não-esteroides

Em quase todas as casas podemos encontrar anti-inflamatórios não-esteroides. O ácido acetilsalicílico, conhecido como aspirina, também o ibuprofeno ou naproxeno.

Embora estes medicamentos humanos aliviem quando nós sentimos muitos tipos diferentes de dores, pode ser fatal para o nosso cachorro.

Se o cachorro o engolir, ele pode passar por problemas gastrointestinais graves, tais como vômitos, diarreia, dor abdominal, perda de apetite, úlceras e, em alguns casos, uma falência renal que pode causar a morte.

  1. Paracetamol

Como no caso anterior, é outra droga muito comum na medicina humana. Usado para dor ou febre.

Caso o seu cão o ingira, este medicamento poderá causar severas complicações no fígado do seu cachorro e a destruição das células vermelhas do sangue, com a consequente dificuldade de transportar oxigênio.

  1. Medicamentos para o colesterol

No caso dos dois primeiros medicamentos humanos, é possível pensar em administrá-los ao nosso cachorro se os notamos com dor, por algum motivo.

No entanto, com medicamentos para o colesterol, a ingestão seria acidental desde que, como regra geral, não sabemos os níveis de colesterol do nosso animal.

Como todos os medicamentos, você deve mantê-los em um lugar em que o cachorro não tenha acesso, porque se ele comer qualquer um destes comprimidos, poderá ter vômitos e diarreia. Além disso, seus efeitos a longo prazo, ou por uma ingestão maciça, pode ser letal.

  1. Benzodiazepínicos

Nestes tempos de estresse, os benzodiazepínicos estão presentes em muitos lares, já que ele serve para dormir e controlar os ataques de ansiedade.

Mas não pense que ele será útil ao seu cão, caso ele esteja passando por isso. Ao contrário: você causará um grande nervosismo no seu cachorro o que poderá acabar afetando o fígado dele também.

Se seu animal de estimação está estressado e ansioso, tente colocar em prática as dicas deste artigo: 5 coisas muito simples que vão deixar seu cachorro feliz.

  1. Antidepressivos

Animais também atravessam períodos de tristeza, mas, em nenhum caso, os antidepressivos que você tem em sua casa poderão atendê-lo. Analise o problema com o seu veterinário.

Se você der este tipo de drogas ao seu cachorro, ele poderá até morrer, então muito cuidado.

Algo que poderá animá-lo é o que você pode ler aqui: criar um espaço bonito para seu animal de estimação em casa é possível!

Nosso animal é muito importante para nós, e por isso não devemos nunca dar a ele qualquer medicação humana. Se você acha que ele não está bem, leve-o ao seu veterinário.

Também, não devemos nunca deixar qualquer medicamento ao alcance dele, nem os cinco que vimos aqui, nem qualquer outro.

Se você acha que o seu cachorro ingeriu comprimidos de qualquer tipo, não demore, leve-o imediatamente para o veterinário. Como já vimos, os efeitos podem ser letais.