Melhor amigo? Meu cão!

melhor amigo

Você é um dos que afirma que o seu cão é o seu melhor amigo? Então certamente também adere à frase “quanto mais conheço os homens mais amo o meu cão”. E embora alguns seres humanos tenham razões de sobra para preferir os cães, entre elas o maltrato que alguns humanos cometem com os animais, também é verdade que, de tanto as repetir, são expressões que podem terminar vazias em conteúdo.

Conheça a origem da frase ‘o cão é o melhor amigo do homem’

melhor amigo

Mas qual é a origem da frase “o cão é o melhor amigo do homem”. Embora muitos acreditem que se trata de uma expressão anônima que se propagou de boca em boca ao longo dos anos, na realidade ela foi pronunciada durante um julgamento que ocorreu no Missouri, Estados Unidos, em 1870.

O advogado George Graham Vest utilizou estas palavras em uma apelação final. Ele tinha sido contratado por uma pessoa cujo o cão, chamado Old Drum, tinha sido assassinado por um granjeiro vizinho. Seu breve discurso, que passou a se chamar “Tributo a um cão”, contém boa parte dos argumentos que muitos utilizam hoje em dia para explicar por que consideram os cães os melhores amigos do homem.

O certo é que o advogado foi tão convincente em seu relato que ele conseguiu que condenassem o assassino de Old Drum a pagar uma multa de 550 dólares, em lugar dos 150 dólares que estipulava a lei para este tipo de ações. Mas além disso, em frente ao edifício da Corte Suprema do Missouri, foi erguida uma estátua do cão onde também é possível ler o discurso do advogado.

O único, absoluto e melhor amigo que o homem tem neste mundo egoísta, o único que não o irá trair ou negar, é seu cão”.

-George Graham Vest-

Uma amizade que vem de longe

Os cães vêm acompanhando ao homem há 40 mil anos, conforme parecem indicar as últimas descobertas científicas. Muita água já correu sob essa ponte desde os primeiros lobos que foram domesticados até a atualidade. Os humanos usam e abusam dos cães tanto para atividades nobres como desprezíveis. A lista é longa e não é a nossa intenção desdobrá-la aqui.

Um dia descobrimos que estes peludos também eram geniais como animais de estimação e, assim, eles passaram a formar parte de nossas famílias em uma relação que, muitas vezes, nos faz afirmar que eles são os nossos melhores amigos. E podemos destacar uma série de razões para isso. Por exemplo:

  • A lealdade incondicional.
  • A permanente demonstração de carinho.
  • Não nos discriminam nem se esquivam de nós.
  • Não nos julgam nem questionam os nossos erros.
  • Não guardam rancor se às vezes os tratamos mal.

Amigos humanos e caninos

Sem a intenção de contradizer, mas sim de refletir e de pensar que um bom amigo não deve nos julgar nem nos questionar soa bastante autocomplacente. E, embora um cão possa nos acompanhar com seu afeto quando sabemos que cometemos um grave erro, o complemento ideal para isso são as palavras de um fiel e grande amigo humano que nos ajude a ver o que fizemos de errado e como podemos reparar esse erro.

E essa história de que um cão não guarda rancor se o tratarmos mal, possivelmente tenha a ver com a forma como um cão memoriza as coisas. Mas de maneira nenhuma nos dá direito a maltratá-lo. Que tipo de amizade é essa que nos permitimos tratar mal a alguém apenas porque não é rancoroso?

Além de tudo isto, não devemos nos esquecer que, embora um cão possa ser um grande amigo, não temos que cair nunca no engano de humanizá-lo e acreditar que ele pode substituir as relações que devemos ter com os nossos congêneres. Se chegarmos a fazer isso, não apenas estamos fazendo mal a nós mesmos, mas também ao bichinho, que tanto dizemos amar.

A explicação científica sobre a amorosa relação que se estabelece entre o homem e os cães

melhor amigo

Autor: Sal

Conforme se afirma, baseado no resultado de diferentes estudos, o segredo da estreita relação que há entre humanos e cães está em uma substância chamada oxitocina.

O popularmente chamado “hormônio do amor”, presente em todos os mamíferos e que se relaciona, entre outras coisas, com a vinculação afetiva que é disparada no cérebro dos cães e das pessoas a cada vez que se olham nos olhos.

Que o seu peludo seja o seu melhor amigo não humano é genial. Mas nunca se esqueça de encher de significado a frase que foi pronunciada por George Graham Vest.