A melhor forma de educar um Pastor Alemão

O adestramento de um pastor alemão requer primeiro refletir sobre o que seu cachorro necessita e do que ele realmente precisa. Muitas pessoas erroneamente tratam os bichinhos de estimação como se fossem um ser humano e esperam reações similares. Mas não importa o quão atento e inteligente o seu cãozinho seja, você sempre tem que se lembrar de que ele é um cachorro – um animal, com necessidades próprias. Como tal, seu cão quer fazer parte da manada, precisa de seu próprio território e deseja ser aceito.

 Algumas dicas

pastor-alemão-2

Caso você queira corrigir algum comportamento que considere negativo em seu pastor alemão, a melhor forma de fazê-lo é ir se aproximando dele devagar, não para dar bronca nem gritar, mas para mudar seus instintos genéticos.

Existem alguns pontos básicos que todo dono de pastor alemão deve considerar ao treiná-lo, para facilitar a tarefa.

Use um tom de voz tranquilo para que o seu cachorro se sinta confortável. Ainda que um pastor alemão pareça muito inteligente, todas as mudanças desejadas no seu comportamento serão contra seu instinto natural, fazendo com que o processo necessite repetição e paciência.

Quando seu cachorro sentir medo, não acatará suas ordens. Se quisermos que o nosso bichinho de estimação aprenda, precisamos incutir confiança nele. Mas antes disso, temos que aprender a sermos bons donos, isto é, evitar reagir exageradamente aos problemas de comportamento do cão e ensiná-lo a se comunicar adequadamente.

Claro que isso poderia custar tempo e dinheiro, mas sem dúvidas é um bom investimento.

Muitos problemas de comportamento surgem simplesmente por tédio, por isso é tão importante planejar atividades para o pastor alemão e evitar que ele tente chamar a sua atenção o tempo todo.

Alguns exemplos de atividades são caminhadas, brincar com ele em um parque e integrá-lo em suas atividades diárias. Caso você tenha um parque perto de casa, leve o seu bichinho de estimação para brincar com você ou com outros animais, pois aprender brincando é bem mais garantido. Ensinar seu cachorro a pegar um disco é uma atividade super divertida para passar o tempo e para educá-lo.

Quando precisar transportá-lo dentro do carro, coloque a caixinha de transporte na parte de trás. Não deixe o animal solto dentro do veículo, pois ele deve viajar seguro.

 

Conselhos úteis

pastor-alemão-3

O pastor alemão não é naturalmente agressivo, mas se você tiver contato com um assim, geralmente significa que ele é infeliz ou que teve uma educação muito rigorosa.

Por isso, aconselhamos nunca bater nem gritar com seu cãozinho. Os pastores alemães abusados quando filhotes tendem a um comportamento mais agressivo na fase adulta.

Os filhotes geralmente mordem e roem as pessoas que consideram como líderes. Você deve assumir o papel de líder da manada e se fazer respeitar, pois somente assim o cachorro o deixará passar na frente quando saírem para passear.

Dentro de casa, esta raça é geralmente cuidadosa com os estranhos, mas é recomendável organizar reuniões, convidar amigos, familiares ou vizinhos somente depois de que seu cão tenha se acostumado ao seu lar.

Verifique que o seu bichinho de estimação sempre tenha comida e água limpa e fresca, e se assegure de que os comedouros estejam sempre no mesmo lugar.

Quando os cães entram em uma nova casa costumam não ter muito apetite, por isso não gaste uma fortuna em alimentos para tentá-los, é normal que eles não queiram comer e não vão ficar famintos, eles irão se alimentar quando der vontade. Lembre-se de nunca sobre-alimentar o seu bichinho de estimação.

Finalmente, a partir das oito semanas de idade, o pastor alemão está pronto para começar o treinamento formal. O adestramento, por exemplo, ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas e a combater o tédio. É necessário fazê-lo, se quiser integrar seu cãozinho à sua família.