Melhore o vínculo com seu cão

Ao contrário do que parece, criar um vínculo com seu cão não é tão fácil assim. Com muita paciência e amor, podemos fortalecer esse vínculo tão natural que há entre humanos e cães.

Atividades para melhorar o vínculo com seu cão

  • Excursões: O mais divertido para um cão é investigar e cheirar lugares novos e desconhecidos para ele. Leve-o em excursão a um rio ou a uma montanha, um lugar amplo e seguro para ele, onde vocês possam desfrutar do ar livre.
  • Piquenique: Se você não tem muito tempo para ir em uma excursão, leve-o ao parque, pode ser uma alternativa para ele. Se vai com outros amigos e planeja comer com eles tipo num piquenique, não esqueça que seu animal de estimação também é parte da sua família, então leve petiscos para seu bichinho e mostre a ele que ele também tem ração e um sanduíche para desfrutar com a família e amigos.

Aproveite com seu cão

  • Dê atenção ao seu cão: Se você sair para passear com seu cão, dê-lhe atenção.  Sobretudo se você é uma pessoa ocupada, ele te agradecerá muito pela atenção que você está dedicando a ele e não para as outras pessoas. Guarde seu celular durante esses minutos e converse com seu amigo peludo para reforçar o vínculo entre vocês.
  • Corra com seu cão: Se você gosta de fazer exercícios, certamente seu animal se adapte bem a sua atividade física. Leve seu cão com você e ensine-o a acompanhar seu ritmo, a ter paciência enquanto você estica os músculos, a caminhar em passo rápido junto com você e a correr contigo. Assim, suas sincronias pulsarão juntas.
  • Escondendo uma guloseima: Se você tem tempo ou não, há muitas atividades divertidas que você pode fazer com seu cão para fortalecer o amor e a fidelidade entre ambos. Ensine-o a achar uma recompensa escondida, esse é um jogo muito estimulante para ele. Mostre-lhe o objeto e diga-lhe que aguarde, enquanto você o esconde. Assim, verá como investiga e o como ele se sente feliz quando encontra a recompensa. Se você perceber que está difícil, ajude-o. Ele te agradecerá e, pouco a pouco, entenderá a dinâmica da brincadeira.

Brincando com seu cão

 

  • Bumerangue e bola: Os brinquedos são os pertences mais apreciados do seu cão e se tornarão mais importantes se você o ensinar que alguns deles são mais divertidos se vocês brincarem juntos. Tanto o bumerangue como a bola farão com que vocês façam exercícios juntos, enquanto se divertem.
  • Acariciá-lo: A linguagem corporal que você usa com seu animal é importante, porque ensinará a ele o que está bom ou ruim, sempre é bom prestar atenção enquanto ele faz alguma cosia. Uma ação ruim para seu animal seria acariciá-lo enquanto você está trabalhando no computador ou no celular. Se seu cão se aproximar de você, dê-lhe importância porque, provavelmente, ele quer dizer alguma coisa.
  • Não perca a calma: Se seu cão fizer uma travessura, trate de manter a calma. Se você ficar bravo, gritar e o castigá-lo, fará com que ele sinta medo e perderá a confiança em você. Se você precisa repreendê-lo por alguma coisa que tenha feito de errado, lembre-se que eles são muito intuitivos. Não é necessário perder a paciência com seu bichinho para que ele perceba que fez algo de forma errada. Sem gritar, eles já podem se senntir mal pelo que tenham feito.
  • Faça massagens: Não só as carícias constantes são capazes de reforçar seu vínculo com seu cão. Uma boa massagem, duas vezes por semana, de 10 a 20 minutos, fará seu animal se sentir muito bem. Igual aos bebês, eles se sentirão amados, por mais insignificante que pareça, fará de nosso animal de estimação um animal muito atento às nossas necessidades.

Quanto mais perto estivermos do nosso cão, mais crescerá sua fidelidade e se sentirá rodeado por toda atenção que recebe. Não esqueça que os cães são os animais mais agradecidos que podemos encontrar no planeta. No entanto, essa atitude natural neles pode se perder caso não trabalhemos isso constantemente.