Melhore o vínculo com o seu cão

Vínculo com cão

As relações precisam de um tempo para se estabelecerem de maneira adequada. Isto é, não podemos esperar nos mantermos unidos com alguém, por um laço que nunca será desfeito, se não passarmos algum tempo com esta pessoa.

No caso dos animais de estimação, a situação tem outros matizes, ainda que apenas nós estejamos conscientes de que estamos nos unindo emocionalmente a eles, com os animais não acontecem os muitos conflitos que podem ocorrer entre os humanos.

Ainda assim, este é um processo constante e que temos que nos esforçar, por isso, neste artigo diremos a você como melhorar o vínculo com o seu cão.

O vínculo com o seu cão

É verdade que, como em qualquer outra relação, o ideal é estabelecer as bases desde o começo, mas se não o fizermos da maneira adequada, sempre poderemos reconduzir a situação. Isso sim, será mais difícil.

Por isso é fundamental que levemos em conta que temos que, por um lado, estabelecer as regras desde o princípio e, por outro, trabalhar para nos unirmos cada dia mais ao nosso cão.

O vínculo com o seu cão deverá ser iniciado o quanto antes e, além disso, você deverá trabalhar dia a dia para que este vínculo melhore, como veremos a seguir.

Satisfaça as necessidades de seu cão

Cão sendo acariciado

Quando nos esforçamos para que o nosso animal de estimação tenha suprido todas e cada uma de suas necessidades, o vínculo com o nosso cão melhorará de forma significativa.

Procure fazer com que ele sempre disponha de comida e água fresca, mas também que ele possa acompanhar você em seus passeios diários e, assim, você poderá aproveitar o tempo que você precisa para fazer suas coisas, para interagir com ele.

Brinque com ele

É certo que com os seus melhores amigos, você passa uma grande quantidade de tempo compartilhando momentos de lazer e é nesse ambiente relaxado onde melhor se estreita a amizade de vocês. Com o seu cão ocorre o mesmo.

Ao compartilhar momentos agradáveis com ele, vocês se sentirão mais unidos. Sendo assim, procure momentos para vocês, nos quais só tenha diversão.

Não o castigue

É verdade que a disciplina é necessária em qualquer âmbito de nossa vida. Mas os excessos nunca são bons e se você passar o dia brigando e castigando o seu animal de estimação, dificilmente a relação será de proximidade.

Pelo contrário: se baseará no medo que o seu cão terá de você. Por isso, aja neste campo sempre de forma equilibrada.

Aproxime-se dele

Conhecer o seu cão é imprescindível para ter uma boa relação com ele. Desta forma, você saberá quais são suas necessidades, não só as básicas, que são comuns a todos os animais.

Você também saberá como ele se sente, de que maneira ele fica à vontade e o que ele precisa para desfrutar de um bom momento de diversão. Só dessa forma você poderá fazê-lo feliz.

Além disso,, é fundamental que você sinta vontade de estar com ele, já que o seu cão notará isto, pois não temos que estar com o nosso pet apenas por obrigação. Devemos sentir o desejo de fazê-lo, o que nos levará a dedicar o pouco tempo que dispomos.

Seja uma pessoa confiável

Dona beijando cão

Da mesma maneira que pessoas volúveis nos desagradam, com os animais acontece exatamente o mesmo. Devemos manter sempre uma atitude equilibrada, onde o animal saiba o que esperar de cada situação.

Eles não têm a nossa capacidade de raciocínio, escapa do entendimento dos nossos animais que tivemos um mau dia ou que estamos cansados, por isso nunca devemos descontar os nossos problemas neles.

Como dissemos em um ponto anterior, se reagirmos de maneira desmedida diante de situações normais, o nosso cão não saberá como agir e estará sempre desconcertado, o que em nenhum caso contribuirá para que a nossa relação com ele corra bem.

Nunca se esqueça que ele é um cão

Que o seu cão é um animal é bem mais do que óbvio, é verdade. Por isso, nunca espere mais de seu animal de estimação do que o razoável.

Se criarmos expectativas muito altas, nós nos sentiremos sempre frustrados, o que dificultará muito uma melhoria de nosso vínculo com ele. Por isso não fique tão nervoso quando ele fizer coisas de cães.

Seja paciente e pense que se você o disciplinar de maneira adequada, a relação se fortalecerá. Agora você já sabe como fortalecer os vínculos de afeto com o seu cão.