Mentiras verdades e mitos sobre nossos amados gatos

Desde os tempos antigos, os gatos sempre foram cercados por muitos mistérios e têm sido o foco de comentários e lendas. Começando no antigo Egito, onde eles eram considerados animais sagrados, chegando até os dias de hoje, passando pelos gatos pretos de bruxas; estes animais de estimação sempre suscitaram uma faísca de superstição e uma ligação com o sobrenatural.

É por tudo isso que foram criados muitos mitos ao redor deles. Vamos conhecer algumas mentiras e verdades sobre nossos amados gatos.

Os gatos sempre caem em pé

O fato de cair em pé dependerá da altura da qual ele vier a cair e das circunstâncias, no entanto, os gatos têm uma grande capacidade para girarem no ar usando a cauda e as pernas. Neste vídeo podemos ver exatamente como eles fazem isto.

Os gatos têm sete vidas

A curiosidade matou o gato… mas não sete vezes. Pelo fato de serem extremamente curiosos, estes animais ficam, muitas vezes, em situações comprometedoras.

Mas como eles são muito rápidos e ágeis, eles escapam com facilidade. Por isso dizem que eles têm tantas vidas, e foi baseado nisto que surgiu a lenda.

Os gatos são perigosos para os bebês

Mitos sobre a vida dos gatos

Não mais do que outros animais de estimação. Um gato, ou outro animal, não deve ser deixado sem vigilância com um bebê, mas não é verdade que os gatos são especialmente perigosos para eles.

Na verdade, se o gato foi socializado corretamente, o gato será um grande companheiro do bebê. Fique atento para que o bebê não puxe a cauda, as orelhas ou os bigodes do gato.

Os gatos amam leite

Este é um dos mitos mais difundidos na história dos gatos e, no entanto, é falso. Na verdade, o leite pode ser muito indigesto para os gatos adultos, podendo inclusive causar problemas intestinais.

Os gatos são animais traiçoeiros

Acredita-se que os gatos são traiçoeiros e infiéis. A verdade é que eles são altamente independentes, e quando comparados aos cães, que são muito sociáveis e também muito dependentes de seus donos, eles podem parecer traiçoeiros.

Na realidade, eles são apenas animais solitários que gostam de desfrutar da tranquilidade e da independência que possuem.

Os cães e os gatos não se dão bem

Cães e gatos mitos verdades e mentiras

Embora seja verdade que os cães têm um instinto de caça aos gatos, um cão e um gato viverem sob o mesmo teto e se darem bem, ou mal, depende de vários fatores.

Se eles conviveram e cresceram juntos desde filhotes, a tendência é que estes dois animais tão diferentes se tornem grandes amigos.

Os gatos podem enxergar no escuro

Depende do que você entende por escuridão. Eles não podem ver quando há ausência total de luz, embora eles possam ser guiados no escuro graças a seus outros sentidos.

A verdade é que a pupila dos gatos varia mais do que a dos seres humanos e têm maior abertura, desta forma, os gatos podem enxergar até seis vezes melhor do que um ser humano em um ambiente com pouca luz.

Essas foram algumas mentiras e verdades sobre nossos amados gatos.