Meu cachorro está cheio de carrapatos. Como eu posso removê-los?

Se seu cão passa muito tempo ao ar livre, em áreas onde os carrapatos gostam de ficar, você deve verificar regularmente se o seu cão apresenta algum preso em seu pelo. Muitas vezes, repelentes não impedem de maneira eficaz esse tipo de parasita. É por isso que é muito importante que você observe seu amigo peludo com regularidade. 

Lembre-se que um carrapato leva de 24 a 48 horas para transmitir uma infecção para o seu cão, por isso é importante removê-lo rapidamente. Abaixo damos algumas dicas para você fazer isso.

Certifique-se de que seu cão não tem carrapatos

Como garantir que seu cão não tenha carrapatos

Em primeiro lugar, é muito importante que você verifique o seu animal de estimação.

Para conseguir isso, passe os dedos lentamente ao redor do corpo do seu cão. Se você sentir um caroço ou um inchaço, certifique-se de que não há nenhum carrapato lá.

Não limite a sua procura à região do torso de seu animal de estimação: procure entre os dedos dos pés, debaixo das axilas, no interior das orelhas e em torno do rosto e do queixo.

Não procure pelos carrapatos apenas nos membros de sua família canina. Os cães não podem transmitir diretamente às pessoas as doenças causadas pelos carrapatos, mas os carrapatos podem sim passar de um hospedeiro para outro.

Esses parasitas podem entrar na sua casa através de um de seus cães e ir para um outro animal de estimação ou para os humanos, ou, também, pode se envolver em você e depois ir para um dos seus animais.

Nesse sentido, uma boa estratégia de prevenção inclui a revisão de todos os membros da família, especialmente após passeios ao ar livre sob árvores frondosas ou áreas verdes.

Como identificar um carrapato?

Carrapatos podem ser pretos ou marrons, eles têm oito patas. Eles são aracnídeos e estão relacionados com as aranhas; podem ser pequenos, como uma cabeça de alfinete, ou grandes, como um feijão.

Em algumas áreas, onde muitas vezes há um inverno profundo, os carrapatos são ativos durante todo o ano, não só nos meses de verão. Mesmo em regiões onde há congelamento, pela chegada do inverno, os carrapatos sobrevivem e podem se tornar ativos tão longo o clima se torne quente.

Como faço para remover carrapatos?

Como remover carrapatos

Se você encontrar um carrapato no seu cão, não se preocupe. Siga estes passos para removê-los de maneira fácil e rápida:

Etapa 1: Obtenha os equipamentos

  • Par de luvas;
  • Alicate ou um removedor de carrapatos;
  • Antisséptico;
  • Álcool.

Etapa 2: Remova cuidadosamente o carrapato

Use luvas quando for remover o carrapato para evitar o contato com a pele, já que ele também pode transmitir doenças às pessoas.

Se você estiver utilizando pinças:

Tão perto quanto for possível da pele do seu cão, apreenda o carrapato com a pinça. Tome cuidado para não beliscar a pele do seu animal de estimação.

Tire-o para fora com um movimento constante em linha reta, certificando-se de que todo o carrapato foi removido de uma vez, se permanecer alguma parte, esta poderá causar uma infecção.

Se você estiver utilizando um removedor de carrapatos:

Pressione suavemente o removedor contra a pele do seu cão perto do carrapato.

Deslize o entalhe do removedor de carrapato sob o carrapato.

Continue a deslizar o extrator até que o carrapato se prenda nele.

Etapa 3: Guarde o carrapato

Coloque o carrapato em um pequeno recipiente com álcool. O líquido rapidamente irá matá-lo. Em seguida, armazene-o, se necessário, em um recipiente fechado.

Por que é importante guardar o carrapato? Talvez seu cão possa vir a mostrar sintomas de alguma doença transmitida por carrapatos, desta forma, o veterinário precisará identificar o tipo de carrapato responsável.

Etapa 4: Felicite o seu paciente

Limpe bem a pele do seu cão com um antisséptico e certifique-se de limpar a sua pinça com álcool. Lave as mãos com sabão e depois dê ao seu cachorro algum presente, como um delicioso petisco.

Não se esqueça de dar atenção à área onde o carrapato foi encontrado. Se a pele estiver irritada ou infectada, marque uma consulta com o veterinário para que ele analise o seu animal de estimação.

Finalmente, esteja atento à saúde do seu cão, já que talvez ele possa vir a apresentar sintomas de doenças transmitidas por carrapatos. Alguns deles podem ser:

  • Artrite ou claudicação, com uma duração de entre três e quatro dias;
  • Dificuldades para se mover;
  • Inchaço das articulações;
  • Febre;
  • Fadiga;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Perda de apetite;
  • Problemas neurológicos.