Meu cachorro não mastiga bem a comida

hidratar a pele do cão

Os cachorros adoram comer, mas não parecem desfrutar da comida. Engolem rápido demais, como se a vida deles dependesse disso. No entanto, há motivos pelos quais comem tão rápido e existem também algumas dicas simples que irão nos ajudar a fazer com que o nosso cachorro se alimente melhor, caso ele não consiga mastigar bem.

É importante entender os nossos animais de estimação e saber o porquê de muitas de suas atitudes. Hoje, vamos avaliar por que eles não mastigam a comida.

Por que o meu cachorro não mastiga a comida?

cães comendo

Como dissemos a você em muitas ocasiões, os cachorros descendem dos lobos, o que faz com que muitos de seus costumes tenham sido adquiridos deles. O costume de não mastigar a comida é um desses.

Os animais selvagens vivem única e exclusivamente para algo: sobreviver. A vida nas selvas é difícil, é repleta de predadores e de outros animais mais fortes que querem que ele não se alimente. Os lobos, apesar de serem um dos principais predadores selvagens, também têm que lutar pela sobrevivência.

Por isso, eles andam com a sua alcateia, seguindo o seu líder, e todos comem o que caçam, mas, às vezes, isso não é suficiente para o grupo. É por isso que quando eles conseguem um pedaço de comida, devoram como se não fossem caçar nunca mais, mas, na verdade, nem isso eles podem ter muita certeza.

Portanto, os cachorros devoram a comida, apesar de serem domesticados e de terem sempre mais comida à sua disposição. Há algo, contudo, em sua mente canina meio lupina que não raciocina. Os animais agem por instinto e, inclusive, o seu cachorro.

O que fazer se o seu cachorro não mastiga a comida?

Não se preocupe, se o seu cachorro não mastiga a comida, há algumas recomendações que você poderá seguir para que a situação melhore:

  • Adicione alimentos à sua ração. Embora a ração deva ser o principal alimento dos cachorros, se comerem sempre o mesmo alimento, eles poderão desenvolver uma ansiedade. Além disso, alguns alimentos, como o frango cozido, ovo, salsicha e outros, podem contribuir para a produção de serotonina, um hormônio que combate a ansiedade e que fará com que o animal coma mais devagar.
  • Crie um ambiente tranquilo. Se o seu cachorro come depois de você, ele ficará observando como você come e sentirá o cheiro da comida enquanto você cozinha, é comum pensar que, se ele tiver a sua tigela cheia, irá para cima dela para comê-la. Por isso, você deve criar um ambiente calmo e tranquilo sem alimentar a ansiedade do animal.

cachorro correndo na água

  • Exercício físico. O exercício físico é crucial para a vida de um cachorro, e embora você acredite que não, se o seu cachorro não mastiga a comida, o exercício também irá ajudá-lo nesse quesito. O esporte faz com que nos sintamos melhores, que tenham menos fome e que a ansiedade seja eliminada. O efeito é o mesmo com o seu animal e, por isso, temos um conselho: Faça exercícios físicos com o seu cachorro!
  • Calcule as calorias. Não é recomendável que o seu cachorro consuma mais calorias do que aquelas que ele gasta, mas tampouco coma menos. Talvez você esteja dando ao seu cachorro menos comida do que ele deve comer e isso faz com que ele não a mastigue e a engula com ansiedade. Calcule bem ambas as quantidades e não dê a eles nem mais nem menos do que necessita.
  • Leve-o ao veterinário. Todo cachorro é único no mundo e, em alguns casos, se ele não mastiga a comida, pode ser que seu animal de estimação esteja estressado ou que tenha outro tipo de anomalia que o leve a engolir a comida sem mastigá-la. Um veterinário poderá te recomendar o que fazer ou, inclusive, receitar algum remédio para o seu animal.

Como você pode observar, cuidar de um animal de estimação envolve muita responsabilidade e é preciso estar disposto a dar a ele nossos recursos, tempo e energia para que a sua saúde esteja em boas condições e que para que ele seja um cachorro saudável e feliz.

Apesar do mau costume adquirido de não mastigar a comida, o seu cachorro pode aprender a comer devagar e a não se incomodar se alguém se aproximar dele enquanto ele estiver comendo.