Meu cão pula ao cumprimentar as pessoas

Meu cão pula ao cumprimentar as pessoas

Os cães podem ser muito carinhosos, às vezes em excesso. Se alguma vez você já se perguntou “por que meu cão pula ao cumprimentar as pessoas?”, te damos a resposta e ela pode ser surpreendente.

É completamente normal que seu cão se alegre ao te ver, porém quando estão acostumados a pular sobre seus convidados pode ser uma situação bastante incômoda, especialmente se sujarem ou rasgarem as roupas. Tenha em mente que pular é um comportamento natural do cão, por isso a maioria dos animais vão pular em cima das pessoas, a menos que eles sejam treinados para não fazê-lo e é possível ensiná-los.

Etiqueta canina

Mamãe com filhote

Todos os caninos, sejam eles selvagens ou domesticados, aprendem um conjunto de “regras de etiqueta caninas” que começam a aprender desde o dia de seu nascimento.

Por exemplo, assim que os filhotes são capazes de ingerir alimentos sólidos, a mãe leva pedaços de comida em sua boca. Os filhotes a saúdam lambendo os restos de comida de sua boca. Quando os cães chegam à idade adulta, esse comportamento se traduz como uma saudação canina saudável.

Se você possui mais de um cachorro ou seu cão encontra com outro cão, é provável que eles lambam uns aos outros em torno da boca como forma de dizer um ‘olá’. Esse comportamento é semelhante ao costume humano de apertar as mãos.

Sabendo disso, quando um filhote deixa de viver com sua mãe e seus irmãos, leva todos os  hábitos que aprendeu nesta primeira etapa, conservando essa forma de cumprimento. No entanto, os seres humanos são muito maiores que a maioria das raças de cachorro.

A maneira deles de dizer olá

Quando seu cão está feliz em te ver e quer te dar boas-vindas da única forma que sabe, pula na tentativa de lamber o seu rosto. Apesar de o cão gostar de fazer isso, muitas pessoas acham irritante, especialmente quando são lambidas, acabando por dar uma bronca no animal de estimação.

Para um cão que não conhece nenhuma outra forma de cumprimento, isso pode ser muito confuso. Por exemplo, se ensinaram que a forma educada de cumprimentar é dando as mãos e de repente você se encontra em uma cultura diferente, onde essa não é uma forma aceitável, inclusive vista como rude, poderia ficar muito confuso.

Educando o cão

Há muitos métodos de treinamento para acabar ou controlar o hábito de pular do seu cão. No entanto, já que algumas das recomendações são horríveis e cruéis, não sugeriremos aqui.

A melhor maneira de ensinar seu cão a não pular para cumprimentar é ensinar para o seu animal uma ação alternativa que seja mais aceitável aos seres humanos, como dar a ordem de sentar e só se aproximar dele quando ele cumprir a ordem.

Fazendo carinho no cachorro

Tenha em vista que a melhor forma de evitar que o seu cão se exalte é cumprimentá-lo tranquilamente quando se encontrarem. Demonstre afeto quando esse for o comportamento que seu animal mostrar. Do contrário, estará estimulando que ele salte sobre você.

Sempre que voltar para casa depois do trabalho ou de ir à padaria ou ao supermercado, tenha um biscoito ou uma recompensa para o seu cão na mão. Quando ele correr para cumprimentá-lo, ordene para que ele se sente. Se ele saltar e correr ao seu redor, ignore os avanços. Quando ele se sentar, avance, dê a recompensa e parabenize-o.

Lembre-se de não repreender seu cão caso ele não entenda o comando nos primeiros dias. Você deve ser paciente e só recompensar o comportamento positivo. A maioria dos cães aprende rapidamente e recebem muita atenção quando praticam essa nova forma de comunicação ao cumprimentar as pessoas, assim será só questão de tempo.