Meu cão tem medo de pessoas, o que eu faço?

medo de pessoas

Seu cão é encantador, não poderia ter escolhido um melhor, entretanto, assim que uma pessoa desconhecida se aproxima, ele se enfia entre suas pernas como se sua vida dependesse disso. Você tenta se desculpar com os outros assegurando que ele é um cão muito simpático, mas todos acreditam que ele só é simpático com você. Seu cão tem medo de pessoas.

Todos nós adoramos que os nossos animais de estimação movam a cauda quando nossos amigos, familiares ou inclusive desconhecidos querem se aproximar deles e acariciá-los. Porém, temos que nos resignar quando isto não acontece. Há alguma solução para evitar que seu cão tenha medo de pessoas?

Motivos do medo de pessoas

cão-medo-de-trovão

São vários os fatores que podem levar o seu cão a sentir medo de pessoas, seja de um grupo (idosos ou crianças) ou de uma pessoa em particular. Estes são os considerados mais comuns:

  • Genética e raça. Há alguns tipos de raça que são consideradas tímidas e assustadas, como por exemplo o Dogue alemão, que apesar de seu grande tamanho é um cão medroso. Se você é da época em que transmitiam a famosa série Scooby-Doo, você deve conhecer muito bem a personalidade deste animal. Os Galgos também têm uma personalidade parecida.

Nestes casos pode ser muito difícil, inclusive impossível, erradicar este tipo de comportamentos, pois contra a genética é muito difícil lutar. Mas, inclusive nestes casos, conhecendo a predisposição que estes cães têm, se desde filhotes você os ensinar a se socializarem com outros cães e pessoas, pode ser que quando cresçam eles sejam o cão simpático e sociável que você deseja.

  • Experiência traumática. Este é outro dos fatores que pode influenciar no medo de pessoas que seu cão tem. Se você o tem desde filhote, pode ser que pense que seu animal não passou por nenhuma experiência traumática. Considere que para eles possivelmente a palavra traumática não adquira tanta importância como para nós.

Possivelmente seu cão não foi maltratado, mas é possível que pequenos gestos de alguma pessoa de seu entorno, inclusive quando o fizeram brincando, tenham afetado a personalidade de seu cão. Por exemplo, é possível que algum de seus filhos tenha irritado, ainda que brincando, o animal quando ele era um filhote. Mesmo por brincadeira, isso pode ter afetado o subconsciente do animal, tornando-o um pet mais antissocial.

Possivelmente algum de seus amigos brincavam com ele escondendo um osso ou seu brinquedo preferido. Ambas as situações podem fazer com que o animal veja os humanos como uma ameaça e utilize o medo como um escudo protetor.

Como erradicar o medo de pessoas de meu cão

Como lhe dissemos antes, se o cão for adulto e está condicionado por sua genética, pode ser muito complicado erradicar esse medo de pessoas. Se for um filhote de uma raça condicionada, ajude o cão a se socializar desde o primeiro momento.

Porém, na maioria dos casos é possível erradicar o medo que seu cão sente de pessoas fazendo duas coisas:

80-por-cento-das-pessoas-nao-sabem-cuidar-de-pets

  • Socializando seu cão. Ensine o seu cão a se aproximar de outras pessoas e de outros cães, mas não faça isso de uma forma brusca e nem muito menos o obrigue, isso não levará você a lugar algum. Tente que ele se socialize com filhotes tranquilos e pouco a pouco selecione cães maiores. Faça o mesmo com as pessoas, ensine a seu cão que não tem nada de errado em se deixar acariciar por um estranho. A vantagem é que um peludo assustado, via de regra, não será agressivo.
  • Educando as pessoas. Sim, as pessoas que queiram se aproximar de seu cão devem ser educadas tendo em mente várias coisas. Elas devem se deixar cheirar pelo animal ou lhe estender a mão para que ele a cheire, pois, uma carícia de um desconhecido pode assustar a qualquer cão.

De fato, quando alguém vem e nos toca por trás, a primeira coisa que fazemos é nos virarmos para ver se conhecemos a pessoa. Temos medo do desconhecido e seu cão também.

Colabore para a socialização de seu cão com as pessoas, dê guloseimas às pessoas para que elas tenham uma carta na manga na hora de se aproximarem do animal. Pouco a pouco você verá como essa fobia de seu cão irá desaparecer.