Moda para cães que nunca devem ser seguidas

Moda para cães

É comum vermos como os cães acabam se tornando alvos da moda.  Usando roupas, acessórios e até mesmo tatuagens, os animais se tornam manequins de seus donos.

Mas quais são as tendências para os cães? Pintar as unhas, cores e cortes de cabelo exóticos e horas dentro de uma bolsa de marcas com o único propósito de ser um “acessório dos donos” são algumas das transformações ou funções que alguns animais de estimação sofrem para agradar o gosto absurdo dos seus donos .

Mas… até que medida essa conduta bastante invasiva é positiva para os animais? Para provocar uma reflexão, compartilhamos certos direitos caninos que não deveriam ser quebrados. Você conhece esses direitos?

Bolsas para transporte

Roupa para cachorro

Quando falamos em bolsas de transporte é bom ter em mente que elas servem apenas para cães de porte pequeno, como são os da raça Chihuahua, Yorkies, Poodles e muitos outros de pequeno peso.

A popularidade desse tipo de cão tem aumentado nos últimos anos e levado as pessoas a terem o fenômeno conhecido como “cachorro de bolsa”. 

Literalmente, cachorro de bolsa é um animal pequeno o suficiente para ser transportado em uma bolsa grande ou em uma gaiola especialmente projetada para ser levada debaixo do braço.

Essa tendência de cães ‘saco’ pode ter começado com celebridades como Paris Hilton e Nicole Richie e não demorou muito a se infiltrar entre as pessoas.

A imagem de uma mulher ou um homem carregando um cão pequeno em uma bolsa se tornou, nos últimos anos, muito recorrente.

Cães do tipo toy estão na moda e carregá-los em um saco é uma prioridade. Se você está pensando em obter um ‘cão toy’ porque você acha que é legal e que eles não exigem o mesmo tipo de atenção que um cão grande, pense um pouco mais.

Embora, sem dúvidas, estes animais sejam pequenos e bonitos, não se esqueça de que os cães são iguais. Portanto, eles exigem o mesmo compromisso de tempo e dinheiro para garantir cuidados e bem-estar.

Carregam um cão de brinquedo em uma bolsa é certo? O cão brinquedo e outras raças pequenas têm pernas minúsculas e pode ser incapaz de acompanhar o ritmo de caminhada das pessoas. Por isso eles têm, normalmente, um pequeno saco, para evitar a fadiga e o esforço excessivo. Isso não faz mal a eles.

O que não é certo é colocar seu animal junto com outras coisas. É importante a utilização de uma gaiola adequada para transporte. Considere: animais estarem junto com o seu celular e carteira não é uma boa ideia. Será desconfortável para o animal e ele não terá um espaço para sentar.

Moda para cães: roupas sob medida

Roupa de cachorro

De acordo com algumas organizações que defendem os direitos dos animais, as pessoas que vestem seus cães podem ser penalizadas.

Os defensores dos animais afirmam que forçar animais de estimação a usar roupas que podem ser prejudiciais estamos ameaçando seu bem-estar e, em alguns casos, pode até ser motivo para processar os donos.

A alta costura canina, nos últimos anos, se tornou moda e há uma grande variedade de produtos a venda; botas, pijamas, calças e até mesmo roupão para cães.

Os designers de moda, incluindo Vivienne Westwood e Ben de Lisi, também criaram projetos para os cães, enquanto a loja Harrods de Londres organiza de forma anual um desfile chamado Pet-a-Porter.

Alguns especialistas acreditam que em alguns momentos a roupa nos cães é aceitável. Por exemplo, durante o tempo frio, para alguns cães pequenos ou com pelo curto.

O exagero de muitos donos leva alguns cães, em climas onde a chuva é geralmente predominante no clima, a colocar botas de borracha e guarda-chuva adaptado para eles.

Os donos podem comprar o que quiserem para seus animais, mas o fato de que é exagero encher nosso companheiro de apetrechos, não é natural.

Por outro lado, os profissionais também têm alertado que roupas nos animais pode causar superaquecimento.

Por fim, outra moda que tem se tornado popular é o uso de tatuagens em animais, tintura e corte do pelo para chamar atenção. Definitivamente, nestes casos, os direitos dos animais são violados e os animais podem estar em risco.