Monty, um gato com síndrome de Down que apaixonou os internautas

Monty

Esta é a história de Monty, um gato que nasceu com uma anomalia cromossômica que confere uma particular expressão para seu rosto e que acabou deixando-o famoso nas redes sociais. O bichano vive feliz na Dinamarca, junto a Michael Bjorn e Mikala Klein, seus donos, e a outros dois felinos. Contaremos alguns detalhes de sua vida.

Como Monty chegou à casa de Michael e Mikala

O casal Michael e Mikala, evidentemente, gosta de gatos. Eles já tinham dois destes felinos em sua casa, mas decidiram adotar mais um. Visitaram páginas de associações protetoras procurando por um novo bichano para dar um bom lar.

monty-um-gato-com-sindrome-de-down-2

Fonte: Facebook do Monty

Então, eles se depararam com a foto de um gatinho de três anos que lhes pareceu adorável, mas que parecia um pouco triste, e então decidiram ir buscá-lo.

A conexão com o bichinho foi imediata. Foi como se se escolhessem mutuamente. E em seguida decidiram chamá-lo Monty, porque o gato os fez lembrar da canção “Olhe sempre para o lado brilhante da vida”, que aparece no filme A vida de Brian, da banda britânica Monty Python.

Conheça a história de Monty, um gato que nasceu com uma anomalia cromossômica e que com sua aparência particular cativa aos internautas e a todos os que o conhecem pessoalmente. Tem mais de 183 mil seguidores no Facebook e 65 mil no Instagram.

Monty, um gato com uma anomalia cromossômica

Ao Monty falta um osso do nariz por causa da anomalia cromossômica com a qual ele nasceu, e isso é o que lhe dá a particular expressão a seu rosto e que apaixona aos internautas. Porém este problema também lhe provoca alguns pequenos inconvenientes respiratórios, causando mais espirros que os habituais.

Além disso, em algumas ocasiões, o bichano tem perdas de urina quando dorme muito profundamente. Esta questão levou seus donos a pensarem, em um primeiro momento, que isso se devia a uma atitude territorial, e com muito pesar tinham decidido dá-lo à adoção para uma família que não tinha outros gatos.

Mas não puderam se desapegar dele. Depois descobriram que o problema do xixi também estava relacionado com a anomalia cromossômica, que alguns comparam com a síndrome de Down, a mesma com que algumas pessoas nascem.

De resto, ele é um gato com muita personalidade e que leva uma vida normal e feliz. É muito sociável, mimoso e brincalhão. E além disso, é famoso. Embora a Monty esse detalhe tão humano pouco deve importar.

Um gato que ficou famoso na internet

O casal decidiu divulgar a imagem de Monty para tentar conscientizar as pessoas de que o aspecto físico é o de menos, já que todos temos certas anomalias mais ou menos marcadas.

A questão é que o bichano causa furor nas redes sociais. No momento em que escrevemos este artigo ele já contava com mais de 183 mil seguidores em sua página do Facebook e com 65 mil na do Instagram.

Além disso, criaram sua própria marca de roupa, joias, carteiras e outros acessórios. A venda destes produtos é em benefício do abrigo onde vivia Monty, um gato que apaixona aos internautas e a todos os que o conhecem pessoalmente.

monty-um-gato-com-sindrome-de-down-3

Fonte: Facebook do Monty

Procurar o lado brilhante da vida

Embora a síndrome do Down seja exclusiva dos humanos, os animais também apresentam diferentes tipos de síndromes, alterações ou doenças cromossômicas.

Por terem, assim como as pessoas, sequências genéticas ordenadas, podem vir a ter trinômios (um cromossomo extra) que resulta em dificuldades cognitivas e fisiológicas, ou em alterações anatômicas que lhe conferem um estado característico.

De qualquer forma, por mais diferente que possa vir a parecer um ser humano, um gato ou um cão, o importante passa a ser procurarmos o lado brilhante da vida. Não acha? Monty é um bom exemplo disso.

Fonte fotos: Facebook Monty boy