Morte: Quando um cão abandona este mundo

A morte de um cão

A morte de um animal de estimação não é algo simples, principalmente se for um cão que te acompanhou durante vários anos. Muitas vezes as crianças são as que mais sofrem essa ausência. Se você está atravessando esse momento difícil, a seguir compartilharemos alguns conselhos que possivelmente podem lhe ajudar.


Se tiver crianças… como explicamos a morte de seu cão?

Cão com criança

Se seu filho ou filha tem menos de 7 anos e se sente triste, não evite que o pequeno experimente essa tristeza. A tristeza é parte da vida, portanto é conveniente que ele aprenda a superá-la. Dessa maneira seu desenvolvimento emocional será muito mais adequado.

Não adoce a realidade. Menos é mais. Dê ao seu filho a informação simples e clara. Responda a todas as perguntas, lhe diga simplesmente a verdade. Com um menino ou menina tome cuidado em usar palavras como “sono” ou “dormir”. Seu pequeno pode não compreender e logo poderá desenvolver um medo de dormir.

Se seu cão apresentou sinais de envelhecimento ou de doença, você deve dizer ao seu pequeno que o veterinário se encarregará de atendê-lo. Caso ele te pergunte se o cão vai morrer, pode responder que não sabe, mas que o veterinário tratará de ajudá-lo para que ele possa se sentir melhor.

Embora você saiba que o seu animal de estimação está partindo, é melhor que informe ao seu filho sobre o estado do animal e que lhe dê a notícia pouco a pouco. Lembre-se que você é para a sua filha ou filho, um modelo de como se deve reagir e se comportar. Por isso a sua própria expressão, se for de tristeza, autoriza o seu filho para que ele se sinta triste também.

Se o seu filho te perguntar o que irá fazer com o cão, dependendo de seu plano, é recomendável lhe dizer que o veterinário tem um lugar para colocar o corpo. Juntos podem processar sua morte se lembrando de como eram amigos do cão.

Não retire rapidamente do lar os pertences que eram do cão, como o prato de comida e os brinquedos. A presença de seus objetos permitirá a lembrança de quanto o amavam e o quanto sentem a falta dele. O tempo, depois de tudo, ajuda a curar.

Finalmente, aguardem um tempo antes de obterem um novo animal de estimação. As crianças precisam saber que não podemos substituir os seus seres queridos.

Considerações imediatas

Cachorro no veterinário

Caso o seu animal de estimação tenha morrido dentro de sua casa, dependendo de sua decisão, pode ser que tenha que manter o corpo por um curto período de tempo, sobretudo se a morte ocorreu de noite. Um corpo bem refrigerado pode ser mantido por no máximo de 24 horas.

Embora seja difícil, deverá envolver o animal e colocá-lo no refrigerador. Se você quer que realizem uma necropsia, para determinar a causa da morte, o corpo não deverá ser congelado e você deve entrar em contato com o seu veterinário o mais rápido possível.

Se o seu animal for muito grande para ser colocado no refrigerador, pode colocar o corpo sobre um piso de cimento. Neste caso, não cubra e nem envolva o corpo. Se o fizer, o calor não permitirá que a temperatura do corpo diminua.

Como um último recurso, se não contar com uma refrigeração apropriada nem pisos de cimento, é possível manter o corpo na área mais fria de sua casa, fora do sol, cheio de bolsas de gelo. Neste caso, o corpo deve ser colocado em uma bolsa de plástico para evitar que se molhe.

O corpo não se decompõe imediatamente, por isso você não precisa se preocupar com o cheiro.

Cremação individual ou comunitária

É muito comum que os donos de animais de estimação, tão logo o animal morra, optem por cremar o corpo. Existem lugares que oferecem esse serviço, o qual possivelmente o seu veterinário também lhe oferecerá.

Logo depois da cremação, você poderá optar por manter as cinzas de seu cão como uma lembrança. Se assim for, terá que decidir isso previamente e deverá escolher um serviço privado, o qual te assegurará que os restos devolvidos realmente são o do seu animal de estimação. Em general, as empresas que oferecem a cremação individual também oferecem opções de urnas, para que você possa colocar as cinzas de seu pet.