Mulheres maltratadas. Cães como proteção

Mulheres maltratadas

Os cães são utilizados em muitos trabalhos de grande importância para as pessoas. Já falamos sobre cães guias de cegos, antidrogas, usados em resgate de pessoas, terapeutas, cães de assistência e um sem-fim mais de tarefas louváveis que estes animais são capazes de desenvolver. Atualmente, eles também protegem mulheres maltratadas.

Nesta ocasião falaremos da última tendência de utilização dos cães: como proteção a mulheres maltratadas. Não é verdade que parece bem lógico? Vejamos de onde surgiu essa ideia e como estes cães trabalham e ajudam as mulheres.

Cães que cuidam de mulheres maltratadas

cao-mulher-violencia-de-genero

Embora a violência de gênero tenha diminuído nos últimos anos graças aos programas de apoio a mulheres maltratadas, assim como aos sistemas de proteção que lhes oferece, isto não foi suficiente para erradicar este mal que tanto dano causa a pessoas inocentes e que destrói milhares de lares todos os anos.

Embora, normalmente, ao se referir a violência de gênero se fale de mulheres, também há crianças e homens que a sofrem.

A Espanha foi o país pioneiro em colocar em prática este método de usar cães como proteção de mulheres maltratadas através de um programa chamado ESCAN, dirigido por Fernando Soleto.

Este projeto consiste em se treinar cães como defesa e proteção de mulheres maltratadas. Nem todas as mulheres podem optar por este serviço, pois deverá haver uma denúncia e uma ordem de afastamento.

Por que isso foi necessário?

Embora as mulheres maltratadas se mudem para longe do lugar dos fatos e sempre tenham uma ordem de afastamento, não são poucos os casos em que os agressores as procuram e as encontram. Por isso, as mulheres maltratadas vivem com medo, até estando muito longe de sua terra.

A vida dessas mulheres deu um giro de 90 graus e elas já não vivem mais por prazer, mas sim por obrigação. Para voltar para seu estado normal é necessário recuperação e ajuda psicológica, mas enquanto este processo se desenvolve, as mulheres maltratadas têm medo de sair à rua, de se relacionar com outras pessoas e inclusive temem que seus filhos o façam.

Um cão que as proteja pode proporcionar segurança, confiança e tranquilidade, além de proteção.

Por que um cão é ideal para proteger mulheres maltratadas?

Todos conhecemos a fidelidade e lealdade dos cães. Eles estão sempre dispostos a fazer algo por nós, mesmo que isso custe a vida deles. Eles fazem isso de maneira inata sem nem sequer estarem treinados para tal tarefa.

Imagine então até que ponto eles protegerão e cuidarão das mulheres maltratadas estando treinados? Se fosse necessário escolher um animal como proteção para estas mulheres, sem dúvida, não haveria outro melhor que um cão.

Como trabalham estes cães?

cao-mulher-deitados

 

Como dissemos antes, estes cães recebem um treinamento especial com o único objetivo de proteger a vida e a integridade de sua dona.

O animal, seguindo as leis do país, por ser um cão de grande porte deverá portar uma focinheira quando for sair a rua. Porém, essa focinheira será de impacto e coberta de aço. Isto tem como finalidade fazer com que, caso a mulher venha a ser atacada, o cão possa dar um golpe no agressor com a focinheira e deixá-lo inconsciente por tempo suficiente para que sua dona possa pedir ajuda.

Os cães que mais são utilizados para este fim são os pastores alemães e os pastores belgas, por várias razões. Uma delas é que estes são cães intimidantes. Uma outra é porque eles são exemplos de obediência e perseverança, nenhum outro é como eles. E mais uma razão é porque são agressivos quando necessário, mas são dóceis com seus donos e suas famílias.

Alguma dúvida de que o cão é o melhor amigo do homem? Este é mais um motivo para sermos gratos por nossos amigos cães, que estão sempre velando pelo nosso bem-estar e por nossa vida. Esperamos que esta nova iniciativa ajude a diminuir este mal comum e, é óbvio, que isso sirva como precedente para implantá-lo no resto do mundo.