Músicas inspiradas em animais de estimação

Ao longo da história da música popular, diversas foram as canções escritas sobre os animais. Muitas homenagens foram feitas a bichos de estimação muito queridos. Os temas musicais que esses amigos inspiram ficam gravados para sempre.

São muitos os estilos, modernos ou antigos, mas todas são canções inspiradas por esse amor especial entre humanos e animais.

Músicas como Seamus

cao_branco_dando_pata

Seamus era o nome de um cão que começou com seus latidos uma canção de blues que leva o seu nome. Nada mais apropriado, não é mesmo? A faixa foi lançada no disco “Meddle” (1971), do Pink Floyd, e foi composta por todos os integrantes do quarteto.

Mas como surgiu essa canção? Parece que o guitarrista do grupo, David Gilmour, que cuidava de Seamus por um tempo, percebeu que quando tocava a guitarra o cão começava a uivar (algo muito comum em outros cães quando escutam música) e decidiu incorporar os sons do animal em uma das gravações da banda.

Delilah

Esse é outro exemplo de uma música sobre animais de estimação. Delilah era o nome da gata favorita de Freddie Mercury, vocalista do Queen, que vivia em sua casa em Londres com diversos felinos.

O tema que Freedie Mercury compôs para ela integra o álbum “Innuendo”, lançado em 1991. O lendário cantor sentia um carinho imenso pelo animal, que o acompanhou durante sua grave doença e esteve ao seu lado em seus últimos dias.

Uma das últimas coisas que Mercury fez em vida foi acariciar os pelos de Delilah. Ele dizia sobre a gata: “É irresistível. Ela me faz sorrir quando estou prestes a chorar. Me dá esperanças, me faz sorrir e eu gosto disso”.

Pablow

No cenário musical atual, Miley Cyrus tem uma quedinha por animais de estimação. Em um de seus shows, a artista dedicou ao seu cão Floyd, já falecido, a música “Landslide”, do Fleetwood Mac, que costumava escutar junto dele.

Tem mais, em eventos recentes, a cantora escreveu uma canção dedicada a um baiacu que ela tinha e que também morreu. O peixe se chamava “Pablow” e emprestou seu nome à música.

Miley canta “Como posso amar alguém que nunca toquei?/ Você vive embaixo d’água, mas eu te amo tanto”.

Strider

Strider era o animal de estimação do lendário Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin. Ele o batizou em homenagem a um dos personagens principais de “O Senhor dos Anéis”. Ele adorava os latidos de Strider e esse tema também foi incluído no disco “Led Zeppelin III”.

Ralph

O disco “The Fall” (2009) de Norah Jones, cantora, compositora, pianista e atriz norte-americana, existe uma música intitulada “The man of the hour”, composta em homenagem ao seu poodle Ralph.

Elvis

Na música “Old King”, do disco “Harvest Moon” (1992), Neil Young fala sobre Elvis, seu cão, que o acompanhava em suas viagens. Nas palavras desse músico e compositor canadense, “‘Old King’ é uma canção sobre o meu cachorro. Seu nome é Elvis e viajou comigo durante muitos anos. Bom, mudei seu nome para ‘King’ na canção para evitar qualquer tipo de confusão”.

Jeep

Eric Clapton lançou em 1975 o seu trabalho “There’s One in Every Crowd”, que conta com a foto de seu cão Jeep na capa. E tem mais: o animal tem uma música em sua homenagem. A faixa “I Remember Jeep” foi composta pelo seu grande amigo, George Harrison, que por sua vez incluiu a música em seu álbum triplo “All Things Must Pass”, de 1970.

Woody

cao_na_praia

Paul Hayden tem um gato de estimação chamado Woody. Toda primavera, o animal foge de casa e volta muito tempo depois, sujo e malcheiroso. A canção dedicada a Woddy faz parte do álbum “Elk-Lake Serenade”. Nas palavras do cantor e compositor, “eu ficaria preocupado se você não fizesse isso a cada primavera. Estou aqui sentado, perdendo tempo, até que você volte para casa de suas fugas pelos quintais, com seus amigos da noite”.

Martha

Paul McCartney é famoso pela sua luta em defesa dos animais. A relação que ele teve com sua cadela da raça Sheepgod, chamada Martha, ficou muito famosa, principalmente pelas fotos dela posando com os integrantes do quarteto fantástico.

Outra importante música sobre animais de estimação. Em 1968, os Beatles lançaram o álbum “The Beatles”, popularmente conhecido como “The White Album”. A canção “Martha, my dear” abre o lado B do primeiro LP.