Não dê animais como presente!

Quando queremos ou temos que dar um presente, nós nos esforçamos para encontrar algo que irá agradar o destinatário. Na maioria dos casos, conhecemos bem a pessoa, por isso sabemos do que ela gosta.

Uma opção é dar aquilo que você ama: animais. Então, você pensa que é uma ótima ideia presentear alguém com um animal de estimação.

No entanto, como veremos neste artigo, nem sempre é. Nós lhe diremos o por quê.

Um animal de estimação: um presente muito sério

Animais de estimação para presente

Pode acontecer de nós querermos presentear alguém ou, simplesmente, que a nossa animal de estimação tenha tido filhotes e que nós queiramos encontrar a melhor casa para eles. Seja qual for a razão, esse é um assunto muito sério.

Mas há uma ressalva quando se trata de agregar mais um membro à família. Ter um animal de estimação é uma excelente ideia, desde que se tenha as circunstâncias certas para ele e que a decisão não seja repentina, mas sim bem pensada.

Além disso, podemos sempre considerar a possibilidade de adotar antes de comprar. Em todos os outros casos, o melhor é levar a sério o que veremos.

O que considerar antes de dar um animal de estimação de presente

É realmente o presente perfeito?

Presentear ou não um animal de estimação?

É possível que a pessoa que você pretende presentear com um animal de estimação, seja um grande amante dos animais e, talvez, esta pessoa tenha lhe dito isso muitas vezes seguidas, mas daí até querer um animal de estimação, é um longo caminho.

Não é o mesmo dizer o quanto nós gostamos de ir à um local quando tiramos férias e querer viver lá, só para ilustrar a diferença.

Suas circunstâncias

Mesmo desejando com fervor ter um animal de estimação, se a pessoa ainda não o tem, é por algum motivo. A pessoa pode amar os animais, mas não ter as condições adequadas para tê-los.

Nós devemos ponderar se ela pode realmente prover os muitos cuidados que exige este novo membro da família. Além disso, nem todo mundo tem os meios financeiros.

Um animal demanda muitas despesas e tempo de seus donos, tempo necessário para atender as suas necessidades adequadamente. Se você não tiver certeza de que a pessoa a quem quer presentear pode fornecer essas coisas importantes, é melhor esquecer a ideia de dar um animal.

Um presente para toda a família

Pode ser que a pessoa que você pensou em presentear tenha todos os meios necessários para prover tudo o que o animal requer e que também o deseje. No entanto, você tem que pensar sobre o resto da família, já que poderá haver alguns de seus membros que não gostem da ideia ou que sejam alérgicos.

É essencial que você leve em conta esta questão, já que o seu presente pode acabar se tornando um conflito familiar.

O animal adequado

Também é possível que a pessoa a quem nós daremos o presente, já tenha nos dito o quanto ela gosta de animais. Mas isso não quer dizer que goste de todos os animais.

Nem mesmo alguém que ame os cães gosta de todas as raças. Então, corremos o risco de cometer um erro.

Precipitação

Quando o seu animal de estimação tem filhotes, você pode vê-lo rodeado por pequenos animaizinhos. Portanto, é possível que, por causa do quanto estamos aproveitando a experiência de ter um animal como este, achamos que outros também irão.

Porém, não tem porque ser assim, já que não se trata de uma regra e nós podemos envolver nossos amigos em cuidar de um animal, sem pensar ou considerar tudo o que demanda a sua educação.

Impacto

Quando uma pessoa tem que cuidar de um animal sem estar 100% certa de sua decisão, é mais provável que a história termine mal. Anualmente, milhares de animais são abandonados e muitos deles são resultado de presentes mal considerados.

Portanto, se acreditamos verdadeiramente sermos amantes dos animais, é melhor que nos abstenhamos de fazer este tipo de presente.

Quando presenteamos alguém com algo de valor, nós queremos que o receptor não apenas desfrute desse algo, mas que também o ame.

Por isso, se presentearmos alguém com um animal, e logo em seguida soubermos que ele não foi apreciado, isso certamente nos chateará muito.

Para evitar que isso aconteça, é melhor que nem pense em dar um animal de estimação como presente, a menos que você esteja totalmente convencido de que ele será amado e bem cuidado por muitos anos.