Não existem cães ruins, existem maus donos

A influência dos donos

Sempre, como tópico, tem se atribuído o comportamento dos animais, nesse caso dos cães, a sua raça ou a suas origens, raramente aos donos. Se um cão for bom, simpático, carinhoso e alegre, enchemos a boca para dizer que nós somos os seus donos. Do contrário, reconhecer que um cão agressivo, mal-educado e apático seja nosso, nos envergonha. Agora, você sabia que nem todas as características de seu cão provêm de seus genes?

Os cães e os genes

Filhote

A raça de um cão determina muitas de suas qualidades. Por exemplo, sabemos que os Rotweillers são agressivos, que os Poodles são carinhosos, que os Pomerânias têm um estômago delicado ou que os Fox Terriers são bastante apáticos.

Por outro lado, os genes definem o tamanho, a cor de pele ou dos olhos e um sem-fim de coisas mais. Mas, seriam essas características de algo intransponível? Não.

Os cães, os quais descendem dos lobos, estão acostumados, igual a esses últimos, a viverem em grupos e a ter um líder. Esse líder não só lhes diz o que devem fazer, mas também, chega a ser um ídolo para eles.

Essa admiração poderia ser comparada a que um filho sente por seu pai. Quando uma criança vê coisas em seu pai que lhe agradam, começa a imitá-lo.

Do mesmo modo os animais, os cães nesse caso, fazem isso com seu líderes, os donos. Assim se adotássemos um pequeno Poodle e o criássemos junto com alguns filhotes de Dobermann, o mais certo é que o poodle terminasse adaptando sua personalidade ao mais forte, o Dobermann.

Agora, o que tem que isso a ver com os cães que vivem com os humanos? Bom, nesse caso, eles continuam necessitando de um líder, e esse, deve ser você. Possivelmente você deve estar pensando que é difícil que um animal possa imitar movimentos humanos de seus donos, e você está certo. Mas ele pode sim adotar atitudes e qualidades.

Agressividade

Se sua personalidade for áspera com outros cães ou com outras pessoas, seja dentro ou fora de sua casa, seu cão notará isso e se contagiará de sua atitude.

Se você se der conta, um cão não corre atrás daquelas pessoas que você mostra carinho, mas também vice-versa, evitará aquelas as quais você despreza, ou o que é pior, as atacará. Ser amável com todos não é muito difícil, principalmente quando o seu cão estiver presente.

“Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”

-A bíblia-

Empatia

Já falamos em outras ocasiões dessa qualidade intrínseca nos cães. Desenvolva a capacidade de sentir em seu coração a dor de outros. Não é isso que deixa o seu cão desesperado para te consolar quando você se sente triste? Não te parece uma preciosa qualidade que todos os humanos deveriam imitar?

Se você não for empático com o seu cão, com outros cães ou com outros humanos, seu cão notará e poderá apagar nele essa pequena faísca que lhe permite desdobrar essa bela qualidade. Não permita que isso ocorra!

O egoísmo dos donos

Cão deitado com prato de bolinhos

Você já notou como é desagradável quando os cães que têm um brinquedo e você o pede, porque unicamente você quer brincar com ele, ele te olha torto? Embora já conheçamos o animal, esse olhar não pode deixar de nos causar medo.

Isso não é mais que um reflexo da personalidade egoísta de seu dono. Se o cão vê que o seu dono não compartilha nada com ninguém, que não permite que ninguém toque suas coisas e que se zanga se algo assim acontece, é provável que ele não tarde muito em imitá-lo, tendo atitudes como a mencionada anteriormente.

Tanto para bem como para mau, os cães imitam os seus donos. Às vezes, inclusive sem se darem conta, já que diferente de nós, os cães não têm subconsciente. Seu organismo atua por instinto e essa é uma das razões pelas quais os cães nos imitam. Eles não têm a capacidade para pensar se o que estão imitando está certo ou errado.

Por sorte, nós sim temos! Por isso, deveríamos parar por um momento e pensar nas atitudes que temos e que não queremos que o nosso cão aprenda e, assim, passarmos a evitá-las a todo o custo, para que todos pensem de seu cão: “esse bom cão tem bons donos”.