Natação: 8 razões para o seu cão nadar

A natação não é um excelente exercício apenas para os seres humanos, mas também para os cães. Sem mencionar se for verão, se você estiver perto de uma praia ou se você tiver uma piscina em seu quintal, você deverá incentivar o seu animal de estimação a acompanhá-lo a nadar. No entanto, antes que o seu melhor amigo mergulhe, você deverá ensinar a ele algumas lições básicas, especialmente se ele nunca esteve em contato com a água. 

A seguir, nós iremos lhe dizer quais são os benefícios da natação para os cães e quais são os primeiros passos para que ele comece a mergulhar.

1- A segurança é o que importa

É preciso cuidar da segurança dos animais

Um cão que sabe nadar é um animal seguro e que enfrenta qualquer inconveniente, ele poderá cuidar de si mesmo. É melhor ensiná-lo enquanto filhote: assim ele irá aprender mais rápido e melhor.

Lembre-se que nem todos os animais podem aprender a nadar ou gostam de água. Por exemplo, a raça Buldogue, muitas vezes, quando tentam nadar, afundam. Então se você tem um destes em sua casa, é melhor usar um colete salva-vidas para que ele não se afogue.

2- Ajuda a perder peso

Mais de uma vez, você, provavelmente, já ouviu falar que os animais podem sofrer de excesso de peso, para evitar isso, além de caminhadas diárias, você também poderá acrescentar algumas patadas na água. Certamente, não será ruim.

Para o seu pequeno amigo se familiarizar com a água, o melhor é que ele esteja sempre ao seu lado. Você nunca deverá deixá-lo sozinho. As primeiras aulas são as mais divertidas.

Se for em uma piscina, é melhor que ambos entrem na água lentamente. Você notará que o seu cão vai, em breve, começará a ter mais confiança e nadará sem maiores dificuldades.

A propósito, se ele não quiser entrar na água, não o force. Se ele estiver incomodado, não insista. Seja paciente e tente novamente outro dia.

3- Melhora as articulações do seu animal de estimação

Como para os seres humanos, a natação é um exercício completo para os cães. Seu amiguinho não só virá a perder peso e eliminar aqueles quilinhos a mais, mas, através dos exercícios, poderá melhorar significativamente a suas articulações.

4- Melhora os movimentos do seu cão

A natação, sem dúvidas, é a melhor opção para melhorar os movimentos dos animais. Quando os filhotes começam a nadar, eles são sempre um pouco desajeitados, mas isso é porque o corpo deles ainda está em desenvolvimento.

Com o avançar da idade, os músculos, as articulações e os ossos, atingem uma certa maturidade e equilíbrio. Nesse sentido, os movimentos na água ajudam os filhotes a crescerem saudáveis e com melhor coordenação.

5- Garante um treino completo

A relação entre os cães e a natação

Se você estiver procurando por um exercício que dará ao seu cão tudo o que for necessário para que ele cresça saudável, forte, seguro e com muita diversão, não hesite e tente ensiná-lo a nadar.

6- Auxilia na recuperação de lesões

Se o seu amigo peludo sofreu algum acidente e se feriu, provavelmente o seu veterinário irá recomendar a natação. Muito em breve, você vai notar que ele começará a se recuperar, dependendo do tipo de problema, sem dificuldades.

7- Diversão garantida

Se você quiser diversão em grande estilo, tente com um pouco de água. A piscina, a praia ou o lago são lugares perfeitos para se passar grandes momentos com o seu cão. Se você não estiver seguro, coloque um colete salva-vidas em seu cão para evitar qualquer acidente.

Comece devagar. A ideia é que o animal se acostume com a água. Faça em locais onde a temperatura seja amena. Não tente fazer isso em tempo frio.

Dentro da água, sempre acompanhe o seu animal de estimação. Você poderá levar um deleite ou um brinquedo para tentar fazê-lo nadar sozinho. Jogue-os na água, a fim de fazê-lo ir atrás.

8- Melhora a socialização

Finalmente, nadar com o seu amiguinho é um momento muito especial. Melhora o relacionamento entre vocês, promove a confiança e seu cão não só irá gastar energia, mas também irá se conectar 100% com você e, por que não, também com outros de sua espécie. O que você está esperando para experimentar?