É necessário cortar os pelos dos cães e dos gatos no verão?

É necessário cortar os pelos?

O verão é uma época do ano que se caracteriza por um forte calor. Embora algumas pessoas e animais não costumam ter problema com isto, há aqueles que simplesmente não suportam o tempo quente. Diante desta situação, muitos donos de animais de estimação peludos optam muitas vezes por cortar os pelos de seus animais. Mas os pelos nos cães e gatos os ajuda a manter uma temperatura corporal adequada e a se refrescarem.

Entretanto, cortar os pelos representa um terrível engano que afeta grandemente o bem-estar de nossos bichinhos. É que para a surpresa de muitos, neste aspecto, os animais de estimação peludos não são iguais a nós.

É por isso que a seguir falaremos se devemos cortar ou não os pelos de nossos companheiros no verão.

Devemos cortar os pelos de nossos animais de estimação no calor?

Cachorro tendo o pelo escovado

Salvo em casos excepcionais, nos quais o veterinário recomende, nunca é aconselhável cortar os pelos de seu cão ou gato no verão. A razão? O manto peludo destes lindos animais é um efetivo protetor solar.

Para a surpresa de muitos, o pelos destes nossos pequenos companheiros não só os ajuda a se protegerem do frio, mas também do calor. Isso pode ser comprovado se observarmos como os cães desfrutam do sol sem nenhum problema.

Isso se deve ao fato de que a pelagem serve para combater as fortes temperaturas do verão, já que ela funciona como um isolante térmico que diminui a absorção de calor. Dentro da pelagem dos pets são geradas importantes bolsas e correntes de ar que permite a esses animais se refrescarem mesmo diante de muito calor.

Este manto peludo conta com diversas capas que protegem o animal das altas temperaturas. De fato, atua como um muro de contenção contra a insolação, contra o câncer, e contra a insolação.

A partir de toda essa informação podemos dizer que o recomendável é não cortar os pelos de seu companheiro nesta época do ano, a menos que isso seja indicado pelo veterinário, obviamente.

Como cuidar do pelos de nossos animais de estimação no verão?

Além de quando há uma indicação veterinária para que se corte os pelos de seu animal de estimação, há outros casos nos quais isso também deverá ser feito. Por exemplo, quando a pelagem do animal está muito mais comprida do que o normal.

Quando isso ocorre, o mais normal é que os pelos formem nós. Essa situação costuma ser muito problemática já que os nós que se formam cortam a circulação de ar e evitam a refrigeração natural.

Por ser este caso muito incômodo para os animais no verão, é importante que você se aconselhe com um veterinário para que ele determine a melhor maneira de cortar os pelos de seu animal de estimação.

Este forte inconveniente é muito mais comum nos cães, por isso aqui lhe deixamos as raças com o pelos mais longos:

  • Yorkshire Terrier: estes lindos pequeninos contam com uma pelagem que deverá ser penteada cuidadosamente para evitar os nós;
  • Galgo afegão: conhecido por ser um dos cães menos obedientes do mundo, ele tem pelos tão compridos que costumam formar nós facilmente;
  • Komondor: apesar de não ser muito popular, este é um cão que por sua enorme quantidade de pelos sofre muito no verão;
  • Shih Tzu: esta raça proveniente da China conta com uma pelagem que terá que ser cortada quando chegamos a esta calorosa época do ano.

É importante assinalar que, segundo muitos veterinários, a melhor maneira de combater os nós em seus animais de estimação se dá com uma boa escovação diária.

Como cuidar de seus animais de estimação no verão?

Gato deitado

Levando em conta que o pior inimigo de seu cão nesses casos é o calor e não os pelos, a ação mais efetiva é refrescar aos seus bichinhos. Lembre-se que a desidratação é um problema que terá que ser evitado a todo custo, por isso aqui lhe deixamos alguns truques que serão de grande ajuda:

  • Se os seus animais de estimação vivem dentro de casa, é importante que ele possa permanecer em um espaço onde haja ar condicionado ou ventilador;
  • Para evitar que seus pequenos companheiros se desidratem, é fundamental que eles tenham sempre água fresca a disposição. Um bom truque é colocar nas vasilhas de água pequenos cubos de gelo, já que assim a água se manterá em uma temperatura ideal;
  • Nunca deixe o seu amigo de quatro patas dentro de um carro por muito tempo. O interior dos automóveis esquenta rapidamente e isso poderá levar o seu animal de estimação a uma insolação.

Como pudemos notar, os pelos são um aliado de seu companheiro peludo no verão.