O Abissínio, o gato dos olhos curiosos

Se os gatos se caracterizam por sua curiosidade, o Abissínio vai além e tem a curiosidade revelada por seu jeito de olhar. Mas não só isso. Seus olhos são profundos, expressivos e de grande vivacidade. Seu corpo estilizado e sua imagem selvagem lembram um puma.

É a elegância em forma de gato. Este belo animal parece descender da época em que os bichanos eram considerados deuses no Antigo Egito.

A origem desta raça não é certa. A versão mais difundida de sua origem sustenta que a raça foi introduzida na Europa em 1868 por um integrante do exército britânico que, ao regressar da região africana de Abissínia – atual Etiópia – trouxe com ele uma gata, de nome Zula.

Para alguns, Zula chegou prenha de um gato selvagem africano. Outros assinalam que Zula, já em terras inglesas, cruzou com um gato decididamente britânico.

A verdade é que a apresentação oficial do Abissínio ocorreu em 1871 e foi reconhecida, como raça, 11 anos mais tarde.

No começo do século passado ele foi levado para os Estados Unidos, o que contribuiu para evitar sua extinção por causa da Segunda Guerra Mundial e de uma epidemia de leucemia felina que se expandiu pelo velho continente.

Há quem sustente que a raça foi criada na Inglaterra a partir de animais com pelagem rajada, uma das particularidades destes gatos. No entanto, os estudos mais recentes de geneticistas parecem estabelecer sua origem na costa do Oceano Índico, no Sudeste Asiático.

Um gato carinhoso, brincalhão e carente

Filhotes

Se você está pensando em adotar um gato porque acha que ele exigirá de você menos atenção e cuidados que um cão, certamente o Abissínio não é a melhor opção.

Agora, se o que você quer é um animal vivaz, com vontade de brincar e que te peça e ofereça carinho de forma constante, não duvide de que ele é a escolha perfeita.

A curiosidade não é só uma expressão de seus olhos, mas também uma característica de sua personalidade. É muito ativo: salta, escala, vasculha cada canto e, inclusive, ele ousa nadar. Mas, ao mesmo tempo, ele é tranquilo e amável.

Não é nem de perambular muito e nem de se afastar demais, e se assusta com facilidade com ruídos ou situações estranhas.

Sensível e inteligente, tem um caráter alegre e vivaz que desaparecerá se você o deixar sozinho. Você notará de imediato sua tristeza se não houver a presença constante de humanos em seu meio.

Costuma desenvolver um vínculo emocional forte com os membros do lar, os quais acompanhará em seus estados de ânimo. Mas, ante os desconhecidos, mostra-se reservado e mantém distância.

Alguns detalhes a considerar:

  • Mantenha suas unhas curtas para preservar seus móveis, cortinas e inclusive seus ombros. Sim, você deve saber que seu adorável gato poderá saltar em cima de você no momento em que você menos esperar.
  • Dê-lhe brinquedos para mantê-lo ocupado e estimular sua inteligência.
  • Forneça a alimentação de acordo com a energia que ele gasta, que é muita.
  • Ainda que ele se adapte com facilidade a diferentes espaços – poderá viver em um apartamento, contanto que ele possa se deslocar livremente – o ideal mesmo seria que ele contasse com um jardim, pátio ou terraço para correr, saltar e brincar com o que encontrar.
  • Dado o seu dom de escalador, cuide para evitar acidentes. Se sua casa não é térrea, utilize algum tipo de proteção ou fechamento nas janelas, sacadas e telhado.

 Características físicas do gato dos olhos curiosos

Características físicas

  • Corpo ágil e musculoso. Também delgado e longo.
  • Tamanho médio e proporcional.
  • Cabeça ligeiramente triangular e fina. De queixo firme.
  • Orelhas grandes e separadas. Não são excessivamente pontiagudas, já que tendem a serem arredondadas nas extremidades. Contribuem para a expressão de alerta deles.
  • Olhos amendoados e de cor verde, amarelo ou castanho.
  • Nariz escuro.
  • Patas longas e delgadas.
  • Cauda com pelagem intensa que vai afinando em direção a ponta.
  • Pelagem curta e brilhante. Basta escovar uma vez por semana.
  • As cores mais comuns são os tons de cobre e as diferentes escalas de castanho.
  • Manto com um característica pontilhada de tons claros que, ao se espalharem, contribuem com um contraste com a tonalidade dominante.

Leve em consideração que os Abissínios estão propensos a sofrerem de algumas doenças, como a insuficiência renal crônica, portanto é recomendável que sejam realizados controles periódicos com o veterinário para manter são e feliz este lindo animal com eterna alma de filhote brincalhão, que você escolheu como animal de estimação.