O American Pitbull Terrier, um cão atlético

A raça de cães American Pitbull Terrier, originária de Estados Unidos, descende do Buldogue Inglês original. É uma raça muito fiel e amigável com as crianças, e se destaca nos esportes pela agilidade e obediência.

Os antecedentes da raça Bull Terrier se situam na Inglaterra, no começo  do século 19. Este tipo de cães era usado para a perseguição de touros. Com o passar do tempo, sua inclusão nesse tipo de atividades foi proibida e ele começou a ser domesticado.

Rapidamente, a raça desenvolveu uma grande reputação como cão forte, protetor suave e familiar.

Na América, a raça se desenvolveu com um tamanho maior e foi utilizada nas granjas. Lá, seu trabalho incluía a caça de animais selvagens.

Em meados do século XIX, começaram a ser utilizados como animais domésticos, com grande presença em competições  esportivas.

Características

De pelagem curta e escura o American Pitt Pull Terrier é um cão elegante e atlético. De tamanho médio, ele é um animal que não precisa de muitos cuidados, salvo os requerimentos necessários como banho semanal e escovação de dentes, de duas ou três vezes por semana, para eliminar a acumulação de tártaro e bactérias.

Mas se for possível, escová-los diariamente é muito melhor, dessa maneira são evitadas doenças de gengiva e mau hálito.

Se você tiver um American Pitbull Terrier também é recomendável que suas unhas sejam cortadas uma ou duas vezes por mês. Se for o caso de falta de experiência em cortar unhas de cachorro, recorra a um veterinário que possa fazer essa tarefa.

Cachorro da raça American Pitbull Terrier

Temperamento

Um cão American Pitbull Terrier é dedicado e leal aos seus donos, em caso necessário, irá defendê-los até a morte. São muito inteligentes e aprendem truques com grande facilidade.

Eles mantêm uma atitude de filhotes até a idade adulta. São cães que requerem muita atenção dos seus donos e desde pequenos devem ser treinados e socializados para superar as tendências que essa raça tem para a teimosia e o autoritarismo que, combinados com sua força, podem se tornar difíceis de administrar, se eles não tiverem aprendido que é você quem manda.

É aconselhável que seu American Pitbull Terrier se mantenha com coleira para evitar a agressão com outros cães. Não é uma boa ideia deixar que esses cães andem soltos nos parques, já que se iniciarem uma briga, vão lutar até o final.

Portanto, para evitar um comportamento agressivo, é aconselhável que desde filhotes, eles sejam corretamente socializados.

Os cães American Pitbull Terrier também costumam ter uma grande necessidade de mastigar e suas poderosas mandíbulas podem destruir em apenas dois segundos alguns dos seus brinquedos. Por conta disso, escolha brinquedos duradouros recomendados para a sua raça.

Robustos, enérgicos e tolerantes fazem que essa raça de cães seja a do companheiro ideal de brincadeiras. Mas lembre-se que nenhum cão, independentemente do tamanho que tenha, deve ser deixado só com crianças sem a supervisão de um adulto.

Também não se deve permitir que os pequenos puxem suas orelhas ou rabo. Se tiver crianças, elas devem ser ensinadas que não se deve ter medo de cães, mas que eles têm ser respeitados como qualquer ser vivo.

Saúde

Os American Pitbull Terriers são geralmente cães saudáveis, mas como todas as raças, são propensos a certas condições de saúde, como podem ser a displasia de quadril, alergias, o hipotiroidismo ou doenças do coração.

Um cão American Pitbull Terrier precisa de no mínimo uma hora de passeio por dia. Se você não tem a possibilidade de poder oferece esse tempo de exercício, contrate alguém para lhe ajudar,  já que estes animais precisam gastar energia.

Por outro lado, não deixe esse tipo de animal muito tempo na intempérie. Costumam sofrer muito com o frio.

Para alimentar um American Pitbull Terrier, deve-se seguir uma dieta rigorosa e nutritiva. A quantidade recomendada é de 1,5 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

Para evitar a obesidade é recomendável medir a comida do seu cão e dar as refeições nas horas certas do dia. Se as costelas do seu animal estiverem enterrados debaixo de rolos de gordura, seu cão precisará fazer uma dieta urgentemente.

Procure o seu veterinário para que ele faça um plano alimentar de acordo as necessidades do seu cão.

A alimentação do American Pitbull Terrier